iRobot lança o robô aspirador Roomba J7+ que traz uma câmara frontal e mais inteligência artificial

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 4 min
Foto - iRobot

Com o novo Roomba J7+, a iRobot tenta responder aos principais problemas que impedem uma maior adopção dos aspiradores robô: a detecção de objectos. Quem já usou um Roomba, ou um aspirador autónomo de qualquer outra marca, com certeza que já teve de ir à procura dele, porque ficou emaranhado em cabos (ou outros objectos), que o impedem de acabar de aspirar a casa. Isto acontece porque, até agora, os robôs aspiradores apenas tinham câmaras a apontar para o tecto para o mapeamento da casa. Estes mapas funcionam bem com objectos que raramente mudam de sítio, como mesas ou camas, mas se deixar um cabo no chão é a receita para um acidente.

O J7+ tem uma câmara frontal que, através de um algoritmo de Inteligência Artificial, identifica 170 tipos de objectos diferentes e evita-os para não ficar atolado. Se o robô não conseguir identificar o objecto, ou se encontrar um obstáculo que não estava nesse local antes, envia uma foto para a aplicação do utilizador, para que ele indique se o objecto fica nesse sítio permanentemente, ou se estava lá por acaso. Isto permite ao J7+ começar a evitá-lo, ou a tentar aspirar esse sítio novamente. Se o utilizador quiser, pode partilhar esses objectos com a iRobot para ajudar todos os outros Roomba J7+ a identificar melhor os objectos que possam estar espalhados pela casa.

Outra novidade tem a ver com a navegação, se o robô detectar um obstáculo, agora encontra mais rapidamente uma rota alternativa para continuar a limpar.
Uma das “queixas” que os utilizadores tinham, em relação aos modelos anteriores, era que eles chocavam contra os objectos algo violentamente. Por isso, no Roomba J7+ a iRobot alterou a forma como o robô usa o sensor frontal para que, em vez de chocar com a mobília, ele encoste o sensor suavemente.

Em termos de design, o Roomba J7+ tem apenas um único botão (os anteriores tinham 3), tem acabamento em metal e a Clean Base, a doca que serve para carregar a bateria e despejar automaticamente o depósito do Roomba, tem um design mais horizontal para parecer mais compacta. Este novo design, permite também ter um depósito para os sacos sobresselentes.

iRobot Genius 3.0

Com o novo Roomba J7+, chega também uma nova versão do software que será distribuído por toda a gama de robôs da iRobot.

Este novo software traz quatro novidades principais:

Limpeza automática quando o utilizador sai. A aplicação detecta que o utilizador saiu de casa e activa os robôs automaticamente.

Optimização dos primeiros passos. Uma das tarefas mais chatas quando se leva para casa um Roomba é o mapeamento inicial e a definição de tarefas, por isso a iRobot integrou funcionalidades no software que ajudam o utilizador a completá-las mais fácil e rapidamente.

Tempo estimado de limpeza. Mostra o tempo que o robô vai demorar a limpar uma área ou a casa toda.

Modo silencioso. Reduz a potência do motor para tornar os Roomba mais silenciosos enquanto estão a aspirar.

Preço e Disponibilidade

O robot aspirador Roomba j7 e o Roomba j7 + Clean Base estão disponíveis para compra imediata em Portugal a partir de 9 de Setembro em www.irobot.pt. e nos principais retalhistas especializados nacionais.

O Roomba j7 pode ser adquirido por um PVP de 749,99€ e o Roomba j7+ tem um PVP de 999,99€.

Etiquetas:
Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version