Há vida para além da Bitcoin: As 5 criptomoedas mais importantes de 2021

Por: PCGuia Lab
Tempo de leitura: 4 min

A Bitcoin, não só foi a primeira criptomoeda descentralizada, construída em cima de uma rede ponto-a-ponto, mas também se tornou o padrão para a criação de outras criptomoedas, que têm vindo a ganhar cada vez mais importância.

Desde a criação da primeira criptomoeda, que o mercado tem vindo a crescer com novas moedas e novos serviços de compra e venda como o Crypto-Genius e o próximo sucesso neste mercado pode surgir já amanhã. Vejamos as moedas mais importantes de 2021 em termos de capitalização:

 

  1. Ethereum

A Ethereum é uma plataforma de software descentralizado que permite a celebração de contractos inteligentes e a construção de aplicações descentralizadas que podem ser executadas sem interrupções, possibilidade de fraude, controlo ou interferência de terceiros. O objectivo da rede Ethereum é a criação de um conjunto de produtos financeiro que possam ser usados por qualquer pessoa independentemente de onde esteja no mundo.

As aplicações que estão na plataforma funciona através de ‘ether’, o token criptográfico específico da plataforma Ethereum.

Em 2021, a rede Ethereum passou o algoritmo de geração de ‘proof-of-work (PoW), para ‘proof-of-stake’ (PoS). Esta alteração foi feita para que a rede consuma muito menos energia e seja mais rápida.

 

  1. Litecoin

A Litecoin foi lançada em 2011 e foi uma das primeiras alternativas à Bitcoin. Esta moeda foi criada por Charlie Lee, um antigo empregado da Google.

A Litecoin é baseada numa rede de pagamentos de código aberto que não é controlada por nenhuma autoridade central e usa ‘scrypt’ como prova de trabalho (proof of work), que pode ser descodificada através de processadores de computadores domésticos. Apesar de a Litecoin ser muito semelhante à Bitcoin, a geração dos blocos é mais rápida, por isso os tempos de transacção são mais curtos.

 

  1. Cardano

A Cardano é uma criptomoeda que teve a colaboração de Charles Hoskinson na sua criação, Hoskinson já tinha ajudado a criar a Ethereum, mas que saiu da organização por não concordar com a forma como a Ethereum estava a ser gerida.

A Cradano que ser o “sistema operativo” do sistema financeiro através da criação de produtos financeiros semelhantes aos oferecidos pela Ethereum, bem como através do fornecimento de soluções para limitar, por exemplo, fraudes eleitorais e seguimento de contratos.

 

  1. Polkadot

A Polkadot é uma criptomoeda ‘proof-of-stake’ que tem como objectivo permitir a interoperabilidade entre as várias blockchains. A Polkadot foi criada por Gavin Wood, outro dos membros fundadores da Ethereum, que também tinha opiniões diferentes acerca da forma como a moeda devia ser gerida.

 

  1. Bitcoin Cash

Esta é a criptomoeda baseada na Bitcoin que teve mais sucesso. A Bitcoin Cash foi lançada em 2017 como resultado de uma cisão na comunidade de programadores da Bitcoin. Esta moeda funciona da mesma forma que a Bitcoin original, mas permite a criação de blocos maiores para que permitam mais transacções.

Etiquetas:
Exit mobile version