Finalmente já é possível transmitir som sem perda de qualidade por Bluetooth, cortesia da Qualcomm

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 4 min
©Snapdragon

A perda das entradas jack de 3,5 mm nos smartphones (e outros dispositivos), o aparecimento de serviços online com streaming de som sem perdas e a proliferação de colunas e de sistemas hi-fi com capacidade de receber som sem fios através de Bluetooth, tornou-se um problema para quem a qualidade do som é importante

A tecnologia Bluetooth é muito fácil de usar e muito versátil, mas não oferece largura de banda suficiente, para que se consiga ter som de alta qualidade, sem perdas de informação durante a transmissão. Mas, finalmente, parece que esse problema foi resolvido pela Qualcomm com a nova tecnologia aptX Lossless, que é capaz de transmitir todos os bits de um stream de áudio sem quaisquer perdas.

Ao longo dos anos, a Qualcomm tem vindo a melhorar a sua tecnologia aptX para melhorar a qualidade e baixar a latência do áudio transmitido através de Bluetooth. Ao ponto de a qualidade do som em dispositivos actuais de mais alta qualidade com aptX, conseguir rivalizar com muitas soluções com ligação por cabo. Com lançamento da tecnologia aptX Lossless pela Qualcomm, a empresa conseguiu elevar ainda mais a fasquia e a nova tecnologia consegue transmitir áudio digital através de Bluetooth, com fidelidade bit-por-bit, sem qualquer perda de qualidade devido a compressão, em dispositivos com a funcionalidade Snapdragon Sound.

A SBC, ou sub-band coding, e as várias versões da tecnologia aptX da Qualcomm são os codec áudio mais usados hoje em dia para a transmissão de áudio por Bluetooth para auscultadores. Com a utilização de SBC, ocorre uma perda significativa de dados quando o áudio é codificado ou descodificado, o que, naturalmente, degrada a qualidade do som.

Com a tecnologia aptX Adpative (e também com as variantes anteriores desta tecnologia) da Qualcomm, também se perdem alguns dados durante o processo de codificação e descodificação, mas numa escala menor quando se compara com a SBC. Com o lançamento da tecnologia aptX Lossless, que na realidade é uma nova funcionalidade que foi acrescentada ao conjunto de tecnologias aptX Adaptive, não há nenhuma perda de dados. Por isso, é possível a transmissão sem fios e a reprodução de som com qualidade de CD real, 16 bits a 44,1 kHz. As especificações da tecnologia aptX Lossless são as seguintes:

  • Suporte para som sem perdas com qualidade CD sem perdas 16 bits a 44,1 kHz
  • Desenhada para aumentar a qualidade de som até à de um CD baseando-se na qualidade da ligação Bluetooth
  • O utilizador pode escolher entre áudio sem perdas com qualidade CD 44,1 kHz e som 24 bits a 96 kHz com perdas
  • Detecta se a fonte de áudio não tem perdas e liga a funcionalidade automaticamente para qualidade som máxima
  • Exacta bit-a-bit
  • Bit-rate de 1 Mbps
  • A tecnologia aptX Lossless não foi criada somente através de melhoramentos feitos ao codec áudio. Para conseguir transmitir som com qualidade de CD através de Bluetooth, a aptX Adaptive também usa a tecnologia Bluetooth High Speed Link da Qualcomm, para assegurar o aumento de largura de banda necessário que pode chegar a 1 Mbps no máximo e a um mínimo de 140 kbps para minimizar problemas de ligação entre os dispositivos em ambientes com muita interferência.

    A Qualcomm espera que os primeiros produtos com tecnologia aptX Lossless cheguem ao mercado ainda este ano, mas não foram anunciados quaisquer produtos em concretos.

    Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
    Exit mobile version