Como verificar a saúde da bateria no Windows 10 e Windows 11

Ver se a bateria do seu portátil está a funcionar bem é muito fácil, só precisa do sistema operativo. Este tutorial funciona em Windows 10 e em Windows 11.

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

A bateria é dos componentes mais importantes de um computador portátil, se começar a deteriorar-se, mesmo o melhor computador portátil do mundo terá dificuldade em funcionar desligado da tomada por mais do que alguns minutos. Até pode mesmo deixar de funcionar por completo. Por isso, é importante ver a saúde da bateria de vez em quando e estar atento aos sintomas de que a bateria está a começar a falhar, para a substituir assim que for possível. Para fazer esta verificação rapidamente não precisa de mais nada do que o Windows 10 ou Windows 11.

Vejamos com se pode verificar a saúde da bateria.

No Windows 10, clique com o botão direito do rato em cima do botão ‘Iniciar’.

No menu que aparece escolha a opção PowerShell (Admin).

No Windows 11, clique na lupa que está na Barra de tarefas e escreva ‘powershell’. Escolha a opção ‘Run as administrator’.

Na janela da PowerShell escreva (copie daqui e cole) o seguinte comando:

powercfg /batteryreport /output “C:\relatorio-bateria.html”

Prima a tecla Enter.

 

A PowerShell cria o relatório de saúde da bateria e grava-o no ficheiro ‘relatorio-bateria.html’ na raiz da unidade C:.

Para ver o relatório, abra uma janela do ‘Explorador de ficheiros’, dê dois cliques em ‘Este PC’ e depois na drive C:.

Dê dois cliques em cima do ficheiro ‘relatorio-bateria.html’.

 

O ficheiro é aberto automaticamente no browser que está definido no sistema operativo. No relatório pode ver as especificações da bateria, todas as vezes que foi utilizada nos últimos três dias, a autonomia média da bateria estimada baseada nos últimos ciclos de utilização e outras estatísticas.

Se o relatório mostrar sinais de danos ou deterioração, o relatório reflecte essa informação e notifica-o para substituir a bateria.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version