Canon lança nova EOS R3, a mirrorless para profissionais do desporto

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 5 min

Depois de terem revelado no início do ano o desenho e parte das características da sua nova máquina de topo, a Canon anuncia oficialmente o seu lançamento, bem como desvenda todas as características que faltavam revelar. A nova Canon EOS R3 é a combinação perfeita entre a inovadora e versátil EOS R5, com a familiaridade e velocidade presente na conceituada EOS 1DX Mark III.

Equipada com um novo sensor CMOS Full-Frame (35 mm) sobreposto retroiluminado (BSI) de 24.1 milhões de píxeis, este sensor destaca-se por conseguir captar fotografias até 30 fps em modo de disparo contínuo, ou até 12 fps usando o obturador mecânico, com acompanhamento AE (medição de exposição) e AF (focagem automática), mesmo gravando os ficheiros em formato RAW.

O obturador é tão rápido que consegue captar imagens numa faixa entre 30 segundos e 1/64000, com o sistema de focagem automática Dual Pixel CMOS AF II a conseguir focar em apenas 0.03 segundos, o que torna esta EOS R3 na máquina perfeita para fotógrafos de desporto. Este sistema de focagem automática conta com um algoritmo de Deep Learning para uma focagem mais rápida, permitindo detectar olhos, faces e corpos humanos e animais, tanto em fotografia como vídeo.

Incluí ainda uma nova função de acompanhamento de veículos, tornando-a ideal para acompanhar desde velozes motociclos até carros de Fórmula de cockpit aberto, carros de GT e de Rally, sendo possível dar prioridade ao veículo ou ao capacete do condutor. Este sistema permite ainda três modos de controlo: o modo de controlador inteligente, o modo de multi controlador e o modo de Controlo pela Visão. Este último permite mover o ponto de focagem para onde o fotógrafo olhar (só disponível usando o visor electrónico).

Conta ainda com um eficaz sistema de estabilização de imagem de 5 eixos no corpo, que pode ser associado ao estabilizador óptico de imagem disponível em algumas objectivas RF. O corpo, claramente inspirado na EOS 1DX Mark III, conta com um ecrã táctil de ângulo variável de 8.2 cm e 4.200.000 pontos, bem como o já referido visor electrónico de 5.760.000 pontos, que não escurece, e oferece uma taxa de actualização de ecrã de 120 Hz, garantindo uma cobertura de 100% da área captada pelo sensor.

Em termos de vídeo, a nova EOS R3 será igualmente uma referência no mercado, ao conseguir captar vídeo 6K RAW até 60 fps, e 4K 120 fps, podendo usar o codec Canon LOG 3 de 10-bit, para uma maior gama dinâmica, ou HDR PQ de 10-bit. Se optar pela captação de vídeo 4K até 60 fps, a EOS R3 irá efectuar uma sobre amostragem a partir de vídeo captado a 6K, por forma a captar mais detalhe, o que por sua vez garante um vídeo de qualidade superior.

A EOS R3 consegue captar vídeo “normal” até 6h de forma contínua, ou até 1,5h usando elevados rácios de fotogramas (120p/100p). Recorrendo à mesma bateria das EOS 1D X Mark II e Mark III, a LP-E19, a EOS R3 garante uma autonomia até 760 fotografias com uma só carga (segundo a norma CIPA). Conta ainda com um leitor de cartões SDXC (UHS-II) e CFexpress (Type B), bem como ligações USB 3.2 Gen2 (10 GB/s), HDMI, entrada para microfone externo e auscultadores, Wi-Fi 802.11ac e Bluetooth.

Através da aplicação Canon Camera Connect, poderá usar o seu smartphone (Android e iOS), não só para controlar a câmara remotamente, como transferir ficheiros pela internet, ou até mesmo actualizar o firmware da câmara, esta última função uma novidade no universo Canon EOS. A nova Canon EOS R3 deverá chegar às lojas durante o mês de Novembro, com um PVP de €6.399,99 (só corpo).

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version