Amazon actualiza ecrã e bateria do leitor de e-books Kindle Paperwhite

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 4 min

Os leitores de e-books Kindle da Amazon, tiverem o condão de terem sido os primeiros a trazerem estes dispositivos para o mercado de grande consumo. Tanto pelo preço, como pela excelente integração com a loja da Amazon, que foi a primeira a permitir a compra de livros directamente a partir do dispositivo, onde quer que o utilizador estivesse. E, embora a Amazon tenha lançado muitos dispositivos desde o lançamento do Kindle original em 2007, nunca deixou de actualizar a gama, tanto no que respeita ao hardware, como no que respeita ao software. Agora, chegou a vez do Kindle Paperwhite receber uma actualização de hardware.

O novo Paperwhite tem um ecrã e-ink maior, com 6,8 polegadas e, segundo a Amazon, o novo ecrã é mais brilhante em 10 por cento, quando comparado com o da versão anterior do dispositivo. Os rebordos à volta do ecrã foram reduzidos para 10,2 mm. O novo ecrã tem uma resolução de 300 ppi (pontos por polegada) e, como sempre, por ser e-ink, proporciona a melhor experiência de leitura numa grande variedade de condições de iluminação ambiente.

Mas não foi só ecrã que sofreu alterações, o novo Paperwhite tem também um processador actualizado, que permite mudanças de página 20% mais rápidas e a bateria dura até 10 semanas (uma das grandes vantagens destes dispositivos em relação a outros que podem ser usados para ler e-books, como os tablets). A Amazon também começou finalmente a substituir a entrada microUSB do Kindle, por uma USB Type-C. Esta entrada, serve para carregar a bateria e ligar o Kindle a um computador, para carregar livros manualmente. Segundo a Amazon, com o carregador oficial, o Kindle carrega a bateria a 100% em 2 horas e meia.

Tal como o modelo anterior, o novo Kindle Paperwhite tem certificação IPX8, o que indica que é resistente à água. Pode ser mergulhado em água doce até 2 metros durante uma hora sem ficar danificado. No caso da água salgada, a protecção só vai até aos 25 cm durante três minutos.

Para além do Paperwhite, a Amazon também vai lançar o Kindle Paperwhite Signature Edition. Este leitor de e-books partilha todas as características com o Paperwhite normal, mas também traz um sensor de luminosidade que serve para ajustar automaticamente o brilho do ecrã, consoante a iluminação ambiente e é também o primeiro Kindle que pode ser carregado por indução (é compatível com a norma de carregamento QI, por isso pode usar-se qualquer carregador que esteja conforme a norma).

A Amazon diz que o Kindle Paperwhite chega à loja online a 27 de Outubro e traz 8 GB de espaço de armazenagem. Quanto a preços, não há indicação em euros, mas nos Estados Unidos, o Paperwhite normal vai custar 159 dólares (versão sem publicidade). O Signature Edition tem 32 GB e chega na mesma data por 189 dólares.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version