Afinal a GeForce RTX 3080 Ti de 20 GB existe, mas…

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min

Em tempos descobriu-se que a Nvidia estaria a desenvolver uma nova GeForce RTX 3080 Ti com 20 GB de memória dedicada, algo que acabaria por não ser oficializado, uma vez que a GeForce RTX 3008 Ti, que foi posteriormente apresentada pela Nvidia, veio a ser lançada apenas com 12 GB de memória.

Isto, no entanto, não significa que não tenham sido produzidas placas com estas características, algo que um YouTuber russo acabou por confirmar, após ter descoberto que existe uma loja em São Petersburgo que vende três variantes da Gigabyte com estas características, sendo estas das séries Gaming OC, Aorus Xtreme e Aorus Master.

Curiosamente a Gigabyte Rússia afirma que estes modelos nunca foram produzidos, e nunca foram comercializados, o que é estranho, uma vez que foram publicadas as BIOS destas placas gráficas, para confirmar a veracidade das mesmas. Segundo essas BIOS publicadas, estas placas utilizam as mesmas frequências que são utilizadas na GeForce RTX 3080 Ti oficial, ou seja, GPU a 1665 MHz (em modo Boost), e as memórias a 19 Gbps.

Um detalhe curioso é que estas placas não estão equipadas com a tecnologia LHR (Lite Hash Rate), ou seja, são perfeitas para a mineração de criptomoedas, até porque não existem drivers oficiais que as suportem para poderem correr jogos. Utilizando o GPU com mais 100 MHz, as memórias com mais 1000 MHz, e a alimentação limitada a 80%, estas placas conseguem cerca de 95 MH/s a minerar Ethereum, usando algoritmos como Gminer e NBminer.

Tendo em conta que estas placas estão a ser vendidas a 225.000 rublos, o que corresponde a 2600 euros, isto significa que esta placa estaria paga em pouco mais de 400 dias, isto tendo em conta os valores actuais de ganhos na mineração de Ethereum.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version