Vendas de GPU cresceram 37% no segundo trimestre de 2021, num mercado completamente dominado pela Nvidia

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

Embora ainda seja complicado encontrar nas lojas uma placa gráfica um preço minimamente parecido com o recomendado pelas marcas, isto não quer dizer que a produção e as vendas de GPU estejam estagnadas. De facto, está a acontecer o oposto, como se pode ver pelos valores anunciados pela Jon Peddie Research, que mostram que as vendas de processadores gráficos cresceram no segundo semestre de 2021.

No segundo trimestre de 2021, as vendas globais de GPU chegaram aos 123 milhões de unidades, o que corresponde a um crescimento de 3,4% em relação ao primeiro trimestre deste ano e num crescimento de 37% face ao mesmo período do ano passado. No entanto, a JPR diz que o crescimento nas vendas na comparação entre os dois primeiros trimestres de 2021 é anormal, visto que, tradicionalmente, as vendas no segundo trimestre são sempre mais baixas que no primeiro.

Segundo este estudo de mercado, a AMD tem vindo a perder quota de mercado no hardware para gráficos, tendo passado de uma quota de 17,5% no segundo trimestre de 2020 para 16,5 no primeiro trimestre de 2021. No mesmo período, a quota de mercado dos GPU Nvidia seguiu na direcção oposta, passado de 63,5% para 68,3%.

Estes números abarcam as vendas totais de processadores gráficos, incluindo os que estão integrados nos processadores da Intel e AMD. No mercado dos processadores para placas gráficas, a situação repete-se, com a AMD a perder quota. No segundo trimestre de 2020, a Nvidia e a AMD correspondiam a 80 e 20 por cento do mercado, respectivamente. Mas, de acordo com a JPP, o segundo trimestre de 2021, a quota de mercado da AMD desceu para 17%.

Isto mostra que, apesar dos melhoramentos de desempenho que a AMD tem vindo a fazer nos seus produtos gráficos, incluindo os integrados na família de gráficas RX 6000 RDN 2, lançada recentemente, não consegue concorrer com a posição dominante no mercado que a Nvidia tem hoje em dia.

A AMD pode ser ainda mais pressionada quando a Intel lançar a sua gama de produtos gráficos Arc no ano que vem que, devido ao seu posicionamento no mercado, podem potencialmente desgastar mais a quota da AMD do que a da Nvidia.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version