Thrustmaster lança novo volante T248 para consolas PS4, PS5 e PC

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

A Thrustmaster acaba de lançar um novo volante, do tipo Force Feedback, que recorre à tecnologia Hybrid Drive, e que foi licenciado para ser utilizado nas consolas Sony PlayStation 4, PlayStation 5 e em PC. Este volante, que incluí patilhas de velocidade magnéticas (tempo de resposta de 30 ms), conta ainda com a presença do novíssimo conjunto de pedais T3PM, que recorrem à tecnologia H.E.A.R.T. proprietária da Thrustmaster, permitindo um ajuste de quatro níveis para a força das molas.

Relativamente ao volante em si, este destaca-se pela já referida tecnologia Hybrid Drive, que incluí um sistema de transmissão por correias e engrenagens, garantindo assim uma maior precisão do efeito de vibração, que confere igualmente maior realismo face à situação do veículo conduzido. Este sistema de Force Feedback é significativamente mais potente (até 70%) que os sistemas utilizados em volantes anteriores, como o T150 Force Feedback e TMX Force Feedback.

Este sistema pode ser ajustado para três níveis de força e precisão, com o modo FFB1 a garantir um efeito linear, em que a força sentida é 100% proporcional à força solicitada pelo jogo, com o modo FFB2 a gerar efeitos optimizados, para um controlo mais eficiente das derrapagens, e o modo FFB3 a reforçar os efeitos de Force Feedback, amplificando assim cada efeito sentido no jogo, como sair do asfalto, ou colisão com um objecto ou outro veículo.

O volante T248 conta ainda com um invulgar ecrã no topo da zona central, que permite aceder à informação imediata de mais de 20 funções distintas, como a disposição de informações de telemetria como a velocidade, número de voltas, posição do piloto, melhor tempo por volta ou a relação da transmissão. Pode ainda reproduzir informações sobre o sistema de ajuste manual de parâmetros como ângulo de rotação do volante, o modo dos efeitos de Force Feedback, entre outros.

Ao todo estão presentes 25 botões de acção, o dobro dos botões presentes nos anteriores modelos de volantes híbridos Thrustmaster, em que muitos deles personalizáveis. Este volante já pode ser reservado nas principais lojas de informática e retalhistas, estando prevista a chegada das primeiras unidades a partir de 21 de Outubro. Terá um preço de €349.99.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version