Tesla quer produzir o seu primeiro robô humanóide em 2022

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min
Tesla AI Day 2021

A Tesla não se contenta só em produzir carros eléctricos, painéis solares e as unidades de armazenamento de energia Powerwall. Ontem, no evento AI Day em que empresa mostrou os vários avanços em tecnologia de Inteligência Artificial, Elon Musk apresentou os planos de desenvolvimento inicial do robô humanóide Tesla Bot.

Do ponto de vista do design, o Tesla Bot está na mesma classe do Atlas da Boston Dynamics. São ambos robôs bípedes que têm um aspecto e tamanho semelhante aos dos seres humanos. Contudo, o robô da Tesla tem um aspecto e proporções mais parecidos com os dos seres humanos, pelo menos pelo que é mostrado nos renders que estão no vídeo acima.

De acordo com os dados fornecidos pela Tesla, o robô terá cerca de 1,8 metros de altura e pesará cerca de 60 Kg. Será capaz de transportar cargas até 20 Kg, ou 4,5 Kg com os braços estendidos. O Tesla Bot será capaz de correr a uma velocidade máxima de 8 Km/h.

O Tesla Bot vai ter 40 actuadores electromecânicos, incluindo 12 nos braços, 2 no pescoço, 2 no tronco, 12 nas mãos e 12 nas pernas. Os pés podem rodar em dois eixos e têm uma funcionalidade que permite terem sensibilidade através de um sistema de force feedback. O corpo é feito num material leve, que não foi especificado, e a cara será um ecrã que mostrará “informações úteis”.

Elon Musk disse que o objectivo do programa Tesla Bot é o de desenvolver um “robô humanóide capaz de levar a cabo tarefas que não sejam seguras, repetitivas ou chatas” para os seres humanos.

Se lhe vier à memória filmes como “I, Robot”, ou “Exterminador Implacável” em que os robôs têm a capacidade de matar seres humanos, Musk diz que o Tesla Bot será “amigável”. Contudo, em tom de brincadeira, também disse que se acontecer uma revolta dos robôs, será fácil fugir ou dominá-los. A Tesla e a DeepMind da Google, assinaram um pacto em 2018 em que se comprometem em não desenvolver robôs que fossem capazes de atacar seres humanos autonomamente.

O Tesla Bot está neste moimento na fase de desenvolvimento e design. Musk disse que a empresa terá um protótipo funcional em 2022. No entanto, dado o historial de atrasos da Tesla no desenvolvimento de tecnologias para os seus automóveis, o primeiro robô pode chegar em 2023 ou mais tarde.

Etiquetas:
Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version