Samsung “apanhada” a trocar controladores no SSD 970 EVO Plus

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min
Samsung/ 970 EVO Plus

Durante a pandemia, um dos maiores problemas que surgiram para os fabricantes foi a falta de matéria prima e de componentes semicondutores para o fabrico dos seus produtos, tendo já vários fabricantes recorrido a engenhosas trocas, para poderem continuar a disponibilizar os mesmos no mercado. Até ao momento fabricantes como a Patriot, Western Digital, Adata e Crucial, foram “apanhadas” com essas trocas, mas desta vez coube à Samsung ser apanhada nessa mesma situação.

Esta é uma situação estranha, até porque a Samsung fabrica todos os componentes dos seus módulos SSD, mas conforme tínhamos reportado em Fevereiro passado, os invulgares nevões que ocorreram no Texas, e que levaram à paragem de várias fábricas na região, fizeram com que a fábrica da Samsung tivesse graves problemas em retomar a produção, sendo os controladores de SSD fabricados nessas mesmas instalações.

Isso obrigou a Samsung a ter que encontrar alternativas para os seus módulos SSD mais vendidos, que neste caso são os 970 EVO Plus. A descoberta foi feita por um YouTuber chinês, que verificou que a Samsung, para os modelos alterados, passou a usar uma caixa diferente (de disposição vertical em vez de horizontal), e que as características técnicas de ambos (o modelo novo e o antigo) estão ligeiramente alteradas.

Com códigos de produto diferentes, a principal diferença entre os módulos SSD recaí no referido controlador SSD, com o modelo anterior a usar um Samsung Phoenix S4LR020, e o novo modelo a usar um Elpis S4LV003. Ambos têm características similares, embora este último seja, no fundo, um controlador PCIe 4.0, daí ser igualmente utilizado nos módulos Samsung 980 Pro.

Módulos SSD Controlador Chips NAND Memória cache DDR4 Memória cache SLC Part Number
Samsung 970 EVO Plus (velho) Samsung Phoenix S4LR020 Samsung K9DUGY8J5B-DCK0 Samsung K4F8E3D4HF-BGCH 42 GB MZVLB1T0HBLR
Samsung 970 EVO Plus (novo) Elpis S4LV003 Samsung K9DUGY8J5B-CCK0 Samsung K4F8E3D4HF-BGCH 115 GB MZVL21T0HBLU

Isto, no entanto, resultou em diferenças significativas na cache SLC, designada por TurboWrite, em que o modelo novo, apesar de ter uma capacidade de cache superior (115 GB vs. 42 GB), esta quando é ultrapassada, faz com que a velocidade de escrita reduza significativamente. No caso do módulo original, a velocidade de escrita sequencial começa nos 1750 MBps, descendo para os 1500 MBps após os 40 GB.

Já o módulo novo começa melhor, a 2500 MBps, mas ultrapassados os 115 GB da cache, a velocidade desce para uns meros 800 MBps. Isto significa que em certas circunstâncias, como o uso de muitos dados, ou dados com capacidades acima dos 115 GB, o novo módulo tornar-se-á significativamente mais lento.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version