PNY apresenta novos módulos de memória RAM DDR5-4800

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

Embora ainda não tenham sido lançados, já se sabe que as próximas gerações de processadores vão suportar o novo padrão de memória RAM DDR5. Mesmo sem processadores novos, as marcas de memória RAM não esperam e a PNY acaba de apresentar os seu módulos DDR5 para os novos CPU.

Neste momento ainda não está à venda uma única motehrboard ou processador que suporte a norma DDR5, mas a espera não será muito longa, porque a Intel deverá lançar os processadores Alder Lake em Novembro. Estes novos chips serão os primeiros processadores híbridos da Intel, que serão acompanhados do chipset da série 600 que trará novas tecnologias, como a compatibilidade com a memória DDR5 e o PCI Express 5.0.

Os processadores híbridos (ou heterogéneos) são chips que usam núcleos de tipos diferentes no mesmo componente. Por exemplo, como os processadores que se encontram hoje nos smartphones, que incluem núcleos mais rápidos para tarefas exigentes e núcleos mais lentos para as tarefas mais leves).

Mas não será apenas a Intel a permitir a utilização de memória DDR5, porque com o lançamentos dos processadores da arquitectura Zen 4 no próximo ano, os utilizadores de plataformas AMD também poderão usar o novo tipo de memória RAM mais rápida.

Os primeiros módulos de memória DDR5 da PNY estão de acordos com as especificações oficiais da JEDEC Solid State Technology Association, que indicam que estas memórias têm de ter 4800 MT/s de velocidade de transferência e 1,1 V. À medida que esta tecnologia amadurecer serão lançados novos kits para sistemas em overclocking, tal como aconteceu a certa altura com a memória RAM DDR 4 (a especificação oficial da JEDEC para as memória DDR4 é de 3200 MT, apesar de alguns kits topo de gama chegarem aos 5000).

Outro benefício das memórias DDR5 é a inclusão nos próprios chips de uma funcionalidade de correcção de erros ou ECC (Error Correcting Code). Até agora, esta funcionaidade estava reservada para os servidores e para algumas workstations.

A PNY indica que os primeiros modelos de memórias serão lançados na linha de produtos Performance e mais tarde na linha de produtos para gaming XLR8 Gaming. Estes últimos vão funcionar a velocidades de relógio superiores e vão incluir disspadores de calor e iluminação RGB.

Os módulos da linha XLR8 Gaming estão neste momento em testes junto de vários fabricantes de motherboards, a produção em massa será iniciada no último trimestre deste ano.

Etiquetas:
Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version