PLAY- Razer Barracuda X

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 3 min

Estes auscultadores são uma espécie de ovelha negra da Razer, não no sentido pejorativo que esta expressão costuma ter, mas por se afastarem um pouco do conceito tradicional que a marca de gaming lança habitualmente.

De forma rápida, os Barracuda X podem ser descritos como os auscultadores de gaming (são 7.1) para quem não é só jogador. Dizemos isto porque, normalmente, este tipo de periférico é exuberante, grande e pesado – nada disto acontece aqui. Os Barracuda X são minimalistas, compactos e leves (a marca afirma que são mesmo os mais leves que lançou até hoje, com 250 gramas, a par dos Kraken X).

Aqui não há RGB ou qualquer outro tipo de iluminação como nos Nari Ultimate da Razer, que são exactamente o oposto destes. Nota-se bem que a marca quis fazer uns auscultadores polivalentes que não servissem apenas para passar horas em frente ao computador ou a uma consola a jogar.

Na caixa vem uma série de acessórios que os tornam compatíveis com vários equipamentos – aliás, essa é a ideia da Razer, fazer com que sirvam também como auscultadores para ouvir música fora de casa, já que o microfone pode ser retirado. O botão de on/off serve, inclusive, para controlar a playlist.

O “cérebro” dos Barracuda X é um dongle de 2,4 GHz com ligação USB-C que apenas pode ser usado em smartphones Android, Nintendo Switch e computadores; para ligar à PS4 ou à Xbox, é preciso dar uso a um dos acessórios incluídos, um cabo que faz de adaptador para USB-A.

Aqui está uma das coisas menos boas destes auscultadores: o cabo é demasiado grande para servir apenas como “ponte” entre os dois tipos de USB e, no caso particular da PS4, acabamos por o usar enrolado como saiu da caixa. A Razer devia ter usado aqui uma solução mais compacta, porque não se justifica ter um cabo com 1,50 metros apenas para servir de adaptador.

Se não tiver bateria nos Barracuda X, pode usá-los à mesma, uma vez que a marca incluiu um cabo jack 3,5 mm; esta é a alternativa obrigatória para ligar os auscultadores a um iPhone, já que não há conectividade Bluetooth e os terminais da Apple usam a ligação Lightning.


Distribuidora: Razer

Preço: €99


Ficha Técnica

Resposta de frequência: 20 Hz – 20 kHz
Impedância: 32 Ohm
Dimensão dos altifalantes: 40 mm
Sensibilidade do microfone: -42 ± 3 dB
Ligação: USB-C Wireless (2,4 GHz), jack 3,5 mm
Autonomia: 20 horas
Peso: 250 gramas

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version