PLAY – ESG6 True Wireless

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 3 min

Da linha de periféricos para gaming recém-criada da Energy Sistem chega, talvez, aquela que é a solução mais estranha da marca espanhola: uns auriculares in-ear sem fios para jogos, com aquele conceito popularizado pelos AirPods da Apple, com um pequena caixa que serve para guardar e carregar.

Com um design que faz lembrar as colunas agressivas dos rádios Hi-Fi, os ESG6 True Wireless não serão a primeira escolha para jogadores mais hardcore, uma vez que não dão a imersividade nem a qualidade que temos em auscultadores como os Barracuda X da Razer, que estão aqui ao lado. O que a Energy Sistem tentou fazer aqui foi criar uns phones que tanto podem servir para ouvir música, como para desenrascar num PC ou num smartphone, em jogos que não exijam um grande recorte sonoro (não são compatíveis com PS4, por exemplo). No entanto, o esforço da marca em democratizar e miniaturizar este tipo de equipamentos merece uma palavra: nem sempre ter o melhor dos dois mundos, sobretudo em equipamentos tão pequenos como este é fácil ou vale, sequer, o risco. O problema é que este tipo de auricular não é mesmo o mais indicado para gaming, por dois motivos: jogos como Call of Duty obrigam a ter outro tipo de auscultador e os jogos mais casuais não exigem também que se tenha um modelo de baixa latência, como acontece no ‘modo gaming’ destes ESG6 (para o activar, temos de tocar três vezes na superfície do auricular). Aliás, este tipo de interacção começa a ser muito confusa: são três toques para isto, um deslizar para o volume, deixar o dedo durante dois segundos para avançar numa playlist de música, mais dois toques rápidos para atender chamadas – talvez seja preciso voltar à folha dos projectos e pensar noutra forma de usar este tipo de equipamento.

Tal como acontece nos modelos de gaming, estes ESG6 têm iluminação: o logo da marca acende, mas é tão pequeno e a luz tão fraca, que chegamos a pensar se valia mesmo a pena ter esta opção – é preciso tocar quatro vezes para que se acendam.


Distribuidora: Energy Sistem

Preço: €64,90


Ficha Técnica

Resposta de frequência: 20 Hz – 20 kHz
Potência máxima: 5 mW
Dimensão dos altifalantes: 6 mm
Sensibilidade do microfone: -42 dB ± 3 dB (@1 kHz)
Ligação: Bluetooth
Peso: 5 gramas

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version