Oficial: Windows 11 sai a 5 de Outubro

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 4 min

A Microsoft anunciou oficialmente que o Windows 11 começará a ser distribuído no dia 5 de Outubro. O novo sistema operativo será uma actualização gratuita em todos os PC com Windows 10 (que sejam compatíveis) e começará a vir pré-carregado nos novos computadores vendidos a partir dessa data.

Apesar de a distribuição começar a 5 de Outubro, tal como aconteceu com outras versões dos sistema operativos da Microsoft, essa distribuição será faseada. A prioridade para os upgrades será nos dispositivos novos e algumas semanas mais tarde chegará aos outros dispositivos. A Microsoft espera que a maioria dos dispositivos compatíveis com o Windows 11 estará a usar o novo sistema em meados de 2022.

Nos computadores que já estão a trabalhar com o Windows 10, os utilizadores serão avisados da disponibilidade do Windows 11 através do Windows Update, que também vai fornecer informações acerca da compatibilidade do computador. Se quiserem, os utilizadores também podem usar a aplicação PC Health Check para verificar a compatibilidade.

As aplicações Android não vão chegar já

Embora já haja uma data de lançamento concreta para o Windows 11, nem todas as funcionalidades que foram anunciadas vão chegar aos utilizadores nessa altura. O Windows 11 vai incluir a possibilidade de executar apps Android em parceria com a Amazon e Intel, mas essa funcionalidade não vai estar disponível a 5 de Outubro. Primeiro, será distribuída uma antevisão da funcionalidade aos utilizadores no programa de testes Insider, o que sugere que não deve chegar ao público em geral antes de 2022.

A Microsoft clarificou os requisitos mínimos que os PC têm de ter para poderem executar o Windows 11, mas também revelou uma forma de poder usar o novo sistema operativo, mesmo que os computadores não cumpram esses requisitos. O Windows 11 pode ser instalado em qualquer PC, através da utilização de uma imagem ISO, desde que o PC tenha um processador de 64 bits que funcione a uma velocidade mínima de 1 GHz, tenha dois ou mais núcleos, 4 GB de memória RAM, 64 GB de espaço de armazenamento e um chip TPM 1.2. No entanto, se usar este método para instalar o Windows 11, o PC fica num “estado não suportado”. Isto quer dizer que não pode usar o Windows Update para actualizar o sistema operativo, incluindo as actualizações de segurança.

Se não for possível instalar o Windows 11, a Microsoft continua a suportar o Windows 10 até ao 14 de Outubro de 2025. Não há informação acerca da quantidade de actualizações que a Microsoft vai disponibilizar para o Windows 10 nos próximos 4 anos. O que se sabe é que a actualização 21H2 vai chegar ao Windows 10 até ao fim de 2021, e inclui suporte para GPU no Windows Subsystem for Linux (WSL), melhorias no sistema de autenticação Windows Hello e compatibilidade com o sistema de segurança para redes sem fios WPA 3.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version