Futuros processadores AMD Ryzen de arquitectura Zen4 poderão ter gráfica integrada

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 1 min

Os documentos provenientes da Gigabyte continuam a revelar mais detalhes sobre os futuros processadores da AMD, depois de termos ficado a conhecer detalhes sobre os futuros AMD EPYC Genoa, bem como dos futuros AMD Ryzen Threadripper e Threadripper Pro. Segundo dados provenientes desses mesmos documentos, ficámos a saber que os futuros processadores AMD Ryzen que utilizarão a futura arquitectura Zen4 terão uma controladora gráfica RDNA2 integrada.

Esta informação, a confirmar-se, apresenta-se como uma alteração fulcral na estratégia da AMD, que até ao momento diferenciou a sua gama de processadores entre os CPU Ryzen e os APU Ryzen da série G, estes últimos com gráfica integrada. Porém, esses mesmos documentos indicam que nem todos os CPU Ryzen 7000 (Raphael) terão a controladora gráfica, tal como acontece com os processadores Intel Core da série F.

Embora não exista confirmação da controladora gráfica que será utilizada, segundo uma imagem de um roadmap recentemente revelado, é visível a indicação da designação Navi2, o que deixa antever que essa mesma controladora utilizará a arquitectura RDNA2. Essa mesma controladora será aplicada nos futuros APU “Rembrandt”, que a AMD deverá lançar brevemente para o mercado mobile, e que utilizará a arquitectura Zen3+.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version