Crie uma assinatura de forma gratuita para usar em PDF

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 5 min

Todos podíamos ter uma caneta digital que, sob qualquer superfície ou mesmo num papel, criasse uma assinatura que pudesse ser usada para certificar um documento. Com mais ou menos dificuldade, isto até é possível – alguns PC híbridos já vêm com pens, como os Surface da Microsoft; nos iPad, podemos usar a Apple Pen. Quem não tiver acesso a estas alternativas, tem de arranjar uma solução que evite imprimir um documento que chega por e-mail, assinar e voltar a digitalizar para reenviar. O PDF24 Creator para o Windows 10 vai ajudar-nos nesta tarefa.

1 –Descarregue o programa em tools.pdf24.org/en/creator. Clique no botão laranja ‘Download’ na parte superior e, em seguida, escolha a ‘optimized for private use’ em ‘For Windows 10 only’ – a versão para este sistema operativo é a única que permite fazer uma assinatura. Durante a instalação, pode escolher o PDF24 como programa predefinido para abrir este tipo de documento: se não quiser que isto aconteça, desmarque a caixa ‘Set default PDF reader’’.

2 –Assim que concluir a instalação, abra o PDF24 Creator. Clique na ferramenta ‘Sign PDF’ no menu principal (como o PDF24 tem muitas opções, pode ser mais fácil encontrar esta opção na caixa de pesquisa, no topo). Para carregar um PDF, arraste-o directamente para a caixa amarela.

3 –O PDF abre noutra janela. Com os botões das setas, na parte superior, navegue até a página em que a assinatura é necessária. Podemos ampliar/reduzir o PDF se mantivermos pressionada a tecla ‘Ctrl’ e usarmos a roda de scroll do rato ou ir clicando nos ícones das lupas.

Depois de localizar a zona em que tem de assinar, clique no ícone do lápis ‘Add a signature’. Agora, tem duas opções: pode usar o rato (ou uma caneta digital) para escrever o seu nome – se for esta a sua escolha, clique no separador ‘Draw’ e salte para o passo 5, quando terminar.

4 – A alternativa é tirar uma foto ou digitalizar a assinatura. O PDF24 demora um pouco para carregar arquivos de imagem grandes, por isso recomendamos que redimensione primeiro a imagem da sua assinatura. Abra a fotografia ou a digitalização no Paint, clique no separador ‘Home’ e depois em ‘Resize’. Na janela que aparece, seleccione ‘Pixels’ e escreva 250 na caixa ‘Horizontal’ (o valor da ‘Vertical’ é gerado proporcionalmente de forma automática); depois disto, grave a imagem. Agora, volte ao PDF24 Creator, clique no botão ‘Upload’ e seleccione a nova fotografia com assinatura. Se necessário, ajuste o slider para ter mais contraste entre o fundo e o seu nome.

5Quer opte por escrever com o rato ou fazer upload de uma foto com a sua assinatura, clique na marca verde para adicioná-la ao PDF. A assinatura aparece numa caixa que pode arrastar para onde quiser. Também pode redimensionar a assinatura, clicando e arrastando os cantos da caixa, assim como ajustar o nível de opacidade. Se houver várias caixas no PDF que precise de assinar, seleccione a assinatura, pressione ‘Ctrl + C’ para copiar e ‘Ctrl + V’ para colar, as vezes que quiser.

6 – Se o formulário que está a preencher também pedir para que escreva o seu nome, sem que seja em formato de assinatura, clique no botão ‘Adicionar texto’ na barra de ferramentas que está no topo da janela. Aparece uma caixa de texto onde pode fazer isso. É possível alterar o tamanho do texto na barra de ferramentas, o tipo de letra, cor e estilo (negrito e/ou itálico). Tal como acontece com a caixa de assinatura, podemos redimensionar a caixa de texto: clique e arraste um dos cantos. Pode ainda arrastar a caixa para onde quiser, no PDF.

7 – Quando terminar, clique no ícone da disquete para gravar o PDF: dê-lhe um nome e carregue em ‘Save’. Quando quiser usar outra vez a sua assinatura num próximo documento, não precisa de repetir o processo todo – basta clicar em ‘Adicionar uma assinatura’ como antes e, em seguida, escolher uma que tenha usado anteriormente. Para apagar uma de que já não precise, clique na cruz vermelha que está na assinatura.

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version