PLAY – Asus ROG Claymore II

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

Este novo teclado da Asus ROG é, na realidade, três num só. Passo a explicar: o Claymore II pode ser ligado através de um cabo USB ou através de um sistema sem fios e pode ainda ser usado com ou sem o teclado numérico (que pode ser instalado à esquerda ou à direita do teclado principal).

Esta última funcionalidade, que permite destacar o teclado numérico, não é nova, de todo. Há anos tive um teclado da Microsoft que já o fazia, mas usava um sistema muito menos sólido, que usava imanes para prender o teclado numérico em vez de um encaixe como no Claymore II. Mas o efeito era essencialmente o mesmo.

Como seria de esperar num teclado para jogos, as teclas têm interruptores mecânicos (fabricados pela própria Asus) que têm a vantagem de serem muito mais resistentes, principalmente em cenários de utilização intensiva, como acontece nos jogos. No entanto, são algo barulhentos, por isso há que ter cuidado quando se estiver a jogar a altas horas da noite para não acordar toda a gente lá em casa. Como é de esperar, este teclado tem um sistema de iluminação LED, que usa a norma Aura da Asus, e que permite alterar a iluminação tecla a tecla.

No que respeita a ligações, a versatilidade é a palavra de ordem. O Claymore pode ser ligado através de um cabo USB Type-C e também tem uma entrada USB Type-A para usarmos um rato ou de uma pendrive. Se não quiser ter fios espalhados em cima da secretária, pode usar o dongle USB que está guardado num pequeno espaço no teclado. A Asus diz que a bateria dura cerca de 47 horas entre cargas, até quando se usa o teclado numérico e com a iluminação ligada. Nos testes que fizemos, não chegámos à 47 horas, mas com 45 horas, não ficámos muito longe do anunciado.

Uma das coisas de que mais gostei foi do controlo de volume que está no teclado numérico. Este tipo de controlo é muito mais prático que as habituais teclas de função que controlam o volume. Abaixo do controlo de volume estão quatro botões macro que podem ser programados com sequências de comandos dos jogos (ou qualquer outro programa), para que estejam sem à mão. A qualidade de construção é muito boa e o Claymore II transmite uma impressão de resistência e durabilidade.


Distribuidor: Asus

Preço: €269,99


Ficha Técnica

Ligações: Wireless (2,4 GHz), USB Type-A
Entradas: USB Type-A passthrough
Peso: 1156 gr
Dimensões: 462 x 155 x 39 mm


Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version