YouTube Shorts: há mais uma cópia do conceito de vídeos curtos do TikTok a chegar a Portugal

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 2 min
©YouTube

Quase um ano depois de o seu desenvolvimento ter sido anunciado, o YouTube Shorts vai chegar a Portugal. O conceito é semelhante ao do TikTok, que depois também foi copiado pelo Twitter, com o Fleets, e pelo Instagram, com o Reels.

A ideia é podermos gravar vídeos curtos, com possibilidade de adicionar música e texto; as ferramentas de criação do Shorts têm ainda uma «câmara multi-segmento para encadear vários videoclipes, controlar as configurações de velocidade e muito mais», promete o YouTube.

Outra das possibilidades, é a de usar «excertos de áudio de vídeos» que já estejam no YouTube; em breve, a rede social vai ainda permitir adicionar legendas automáticas, gravar vídeos de um minuto e usar filtros.

Numa primeira fase, o Shorts esteve disponível em versão beta em 26 países e entra agora em mais 100, uma lista na qual está agora Portugal. A disponibilização desta nova forma de criar conteúdo deverá ser gradual – para já, nenhuma das versões (para Android e iOS) permite gravar estes vídeos curtos.

Para iOS, a versão mais recente é a 16.27.3 e, para Android, a 16.26.36. Quando a funcionalidade estiver disponível, vamos pode usá-la a partir do botão ‘+’ que está na base da interface principal da app e onde, por agora, apenas temos duas opções: ‘Carregar vídeo’ e ‘Iniciar stream’.

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version