Sony A80J

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

A nova Bravia A80J é uma das duas grandes novidades em termos de televisores OLED da Sony para 2021, diferenciando-se apenas do modelo A90J de topo pelo processamento de contraste menos avançado (XR OLED Contrast Pro). Contudo, continuamos perante um painel OLED, o que só por si já garante um nível de contraste imbatível, face a qualquer outro tipo de tecnologia.

Este modelo destaca-se pela implementação de um novo processador de imagem, o Cognitive Processor XR, que utiliza aquilo que a Sony designa de ‘inteligência cognitiva’. O objectivo é analisar elementos como cor, contraste e detalhe em diversos pontos do ecrã, ao mesmo tempo, adaptando assim a imagem a um resultado que está mais próximo daquele que é visto pelos nossos olhos e processado pelo cérebro humano. A qualidade de imagem é muito boa, mesmo quando o sinal é proveniente de fontes de pior qualidade, já que o processador cognitivo faz o upscaling da imagem para 4K.

O painel da A80J está preparado para lidar com conteúdos HDR10, Dolby Vision HDR; se o ligar à PS5 ou Xbox Series X, consegue ter reprodução de conteúdos 4K a 120 Hz e taxa de actualização variável (VRR), através da porta HDMI 2.1. Para os mais exigentes, a Sony implementou os modos Netflix Calibrated e IMAX Enhanced, ideais para ver filmes na qualidade máxima.
Em termos de som, esta televisão tem certificação Dolby Atmos, mas é a tecnologia Acoustic Surface Audio+ que continua a ser o elemento de destaque, ao utilizar um conjunto de actuadores que fazem vibrar toda a superfície do ecrã, o que faz com que identifiquem com melhor precisão a origem do som. Esta tecnologia tem ainda a particularidade de se calibrar, durante a iniciação, de acordo com as características da sua sala.

No centro de tudo isto está a última geração do sistema operativo da Google, o Google TV, que incorpora melhor aplicações como Netflix, Prime Video, YouTube e Disney+, como se estes estivessem integrados no próprio sistema, sem esquecer as capacidades de transmissão fácil via Chromecast e AirPlay.


Distribuidor: Sony

Preço: €2699


Ficha Técnica

Dimensões: 65 Polegadas
Resolução: 4K (3840 x 2160)
Ligações: HDMI 2.1, 3 x HDMI 2.0, 3 x USB, Composto, Ethernet Lan, Wi-Fi, Bluetooth 4.2, S/PDIF out, jack 3,5mm
Consumo: 137 W
Smart TV: Google TV


Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version