Sistema inteligente Smart Home

Por: PCGuia Lab
Tempo de leitura: 4 min

ZigBee, Z-Wave, Wi-Fi, Bluetooth, em que tecnologia apostar? Qual marca faz as soluções mais práticas? O que escolher um gateway, sensores e o que olhar para quem quer deixar tudo mais simples?

Especialistas falam sobre a tecnologia de casas inteligentes.

Wi-Fi, Bluetooth, ZigBee, Z-Wave

No momento, os dispositivos domésticos inteligentes mais populares usam as tecnologias Wi-Fi, Bluetooth, ZigBee e Z-Wave. Cada uma das tecnologias tem seus prós e contras, e ninguém proíbe usá-las juntas, compensando as deficiências de cada uma. Mas diferentes tecnologias são usadas para diferentes tarefas e diferentes tipos de dispositivos inteligentes.

Por exemplo, electrodomésticos (TV, geladeira e cafeteira) costumam usar Wi-Fi ou Bluetooth, que também são encontrados em qualquer telefone. A razão é que essa técnica é usada mesmo sem um sistema doméstico inteligente completo. Os módulos embutidos ZigBee ou Z-Wave são mais adequados para iluminação e automação climática, pois são especialmente projectados para integração com equipamentos de iluminação e climatização existentes. Mas para seu trabalho completo, um hub especial é necessário.

Escolha de dispositivos

Antes de escolher os dispositivos, você precisa decidir quais tarefas a casa inteligente resolverá. Eu precisava principalmente proteger e automatizar parcialmente uma casa de campo. Aqui estão os dispositivos essenciais para a smart house:

O gadget mais simples é uma lâmpada inteligente

Uma vez que as luminárias de tecto estão directamente conectadas à rede eléctrica, basta aparafusar a lâmpada no soquete.

As lâmpadas inteligentes permitem ajustar o brilho da luz, a cor e a temperatura da cor. Graças aos LEDs, eles são incrivelmente eficientes em termos de energia e podem durar mais de 10 anos.

Claro, as lâmpadas podem ser ainda mais inteligentes. Por exemplo, inserindo um sensor de movimento no circuito.

Sensores de temperatura e humidade

Verifique sempre a temperatura da casa e, se necessário, pode definir os parâmetros necessários. O controlo remoto é especialmente útil para manter o calor ao mínimo para que os tubos não congelem no inverno.

Ao incluir este sensor no circuito de casa inteligente, você também pode automatizar a partida de um humidificador de ar, ar condicionado, aquecedor, lavador de ar e outros equipamentos climáticos.

Sensor de abertura de portas e janelas

Claro, a segurança está em primeiro lugar. Sensor de contacto conectado às molduras das janelas e portas. Embora sua principal tarefa seja relatar a entrada não autorizada, o sensor é útil, por exemplo, para dar o comando via vpn para desligar o ar condicionado quando uma janela é aberta.

Se alguém tentar invadir a casa, você recebe uma notificação no meu smartphone. Também é conveniente conectar a uma câmara de segurança a partir dele, fazer um 22Bet login e activar um alarme para assustar os ladrões e dar um sinal aos vizinhos.

Detector de fumo

Instalado numa sala com lareira. Usado em conjunto com um sensor de temperatura. Ele fornece segurança contra incêndios, porque detecta o fumo. No modo autónomo, pode funcionar como sirene de incêndio e, além disso, dar o comando para desligar aparelhos eléctricos em caso de incêndio.

Para uma smart home, tem vários sistemas para várias funções diferentes. Basta escolher o que se adequa mais às suas necessidades.

Etiquetas:
Exit mobile version