Samsung revela características técnicas do seu primeiro SSD PCIe 5.0

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min

A Samsung revelou algumas características técnicas do seu primeiro módulo SSD a utilizar a futura interface PCIe 5.0 x4. Este módulo, que será destinado ao mercado empresarial, deverá ser lançado no mercado durante o segundo trimestre do próximo ano, altura em que deverão ser lançadas as primeiras plataformas compatíveis com a mesma, como a AMD EPYC Genoa e a Intel Sapphire Rapids.

Este módulo, que terá a designação PM1743, utilizará um controlador próprio da Samsung, bem como chips de memória próprios equipados com a 6ª geração da tecnologia TLC V-NAND. Será disponibilizado com uma interface simples PCIe 5.0 x4, bem como em interface dupla PCIe 5.0 x2, associado ao formato E3.S 1T (111.5 x 31.5 x 5 mm), o que permitirá aumentar a densidade de armazenamento de um servidor face aos actuais módulos de 2.5 polegadas com interface SAS ou U.2.

Não foram revelados detalhes sobre o seu desempenho, mas tendo em conta a largura de banda disponibilizada pela interface PCIe 5.0 x4, esta solução terá ao seu dispor até 15.7 GB/s. Em termos de comparação, o actual PM9A3, que utiliza a interface PCIe 4.0 x4 oferece até 6800 MB/s de velocidade de leitura sequencial.

Em termos de consumo energético, estes módulos deverão atingir valores máximos de 25W. Falta agora saber quando teremos soluções similares para sistemas pessoais em formato M.2.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version