PLAY – Asus ROG Gladius III Wireless

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

Com a chegada da terceira geração da família de ratos ROG Gladius, a Asus conseguiu manter o design assimétrico e a ergonomia que sempre se destacaram por permitir uma utilização confortável, independentemente do tipo de pega, com a palma da sua mão, ou seja, adapta-se na perfeição a quem costuma usar o rato só com a ponta dos dedos, com um posicionamento mais ao tipo de garra ou com toda a palma da mão.

Em contrapartida, a Asus conseguiu reduzir significativamente o peso, de 130 para 89 gramas, valor esse que é ainda mais baixo no modelo com cabo: 79 gramas. Além disto, a Asus conseguiu introduzir um novo encaixe (ROG Push-Fit Switch Socket II), que permite alternar os switches utilizados, que tanto podem ser os novos ROG Micro mecânicos de três contactos (que garantem uma durabilidade de setenta milhões de cliques), como os da última geração de switches Omron de cinco contactos.

A iluminação Aura Sync RGB continua presente, sendo possível sincronizar com outros componentes e periféricos compatíveis, bem como utilizar três tipos de ligação:

USB-C (o cabo disponibilizado tem um acabamento em tecido), Bluetooth 5.1 LE e 2,4 GHz. O tipo de ligação poderá fazer a diferença em termos de autonomia – com Bluetooth podemos chegar às 85 horas, valor que baixa para as 55, se usarmos a de 2,4 GHz. E quão rápida é essa ligação? É suficiente para garantir os valores anunciados pela Asus, como os 1000 Hz de taxa de polling, essencial para tirar partido do novo sensor óptico que a Asus utilizou no novo ROG Gladius III Wireless. Este garante uma precisão máxima (óptica) de 19 mil dpi, mas que por software pode chegar aos 26 mil o que é, no meu entender, um exagero completamente inutilizável.

Para finalizar, existe memória interna capaz de gravar até cinco perfis de utilizador, gravar os efeitos de iluminação, e as funções dos seis botões programáveis.


Distribuidor: Asus

Preço: €109,99


Ficha Técnica

Resolução: 19 000 dpi
Tipo de sensor: óptico
Iluminação RGB: Sim (Asus Aura Sync)
Botões programáveis: 6
Ligação: Wireless (RF 2,4 GHz, Bluetooth) e USB-C (cabo fornecido)
Dimensões: 126 x 67 x 45 mm
Peso: 89 gr


Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version