Oppo deverá lançar o seu próprio processador de imagem

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 1 min

Segundo rumores que têm sido divulgados na rede social chinesa Weibo, a Oppo estará a desenvolver o seu próprio ISP (Processador de Imagem Digital), que deverá utilizar a designação de Oppo M1, marca patenteada já em 2019, e que muitos esperavam tratar-se de um SoC (System-on-Chip) próprio. Este rumor poderá ser justificado com as recentes contratações de vários engenheiros da MediaTek, Spreadtrum (Unisoc), Qualcomm e HiSilicon.

A confirmar-se, isto significa que a Oppo irá deixar de usar o ISP integrado nos SoC utilizados nos seus smartphones, passando a ser todo o processamento de imagem a ser desempenhado por este novo chip proprietário. Este terá como função aceder aos dados RAW dos sensores de imagem, e efectuar as devidas correcções de imagem, como ajuste das cores e nitidez, entre outras funções, como a combinação de imagens, fundamental para os modos nocturnos.

Tendo em conta que empresas como a OnePlus e a Realme pertencem ao grupo Oppo, é bastante provável que também estes passem a utilizar este ISP nos seus equipamentos de topo. Recordamos que também a rival Xiaomi desenvolveu o seu próprio processador de imagem digital, o Surge C1, que é utilizado no smartphone dobrável Mi Mix Fold.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version