Intel descontinua processadores Lakefield, Comet Lake-U e Ice Lake-U

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

A Intel anunciou oficialmente que irá descontinuar três séries de processadores da 10ª geração Intel Core, sendo todos eles modelos da linha de baixo consumo energético, os processadores das séries Comet Lake-U, Ice Lake-U e Lakefield. Este processo irá decorrer de forma faseada, permitindo assim à Intel utilizar os recursos de produção de 10 nm para outras séries de processadores mais modernas e mais eficientes, como os novos Tiger Lake-H de 11ª geração, apresentados recentemente.

A série Ice Lake-U, a primeira a utilizar um processo de fabrico de 10 nm da Intel, sempre sofreu com a impossibilidade de atingir grandes frequências, sendo o modelo de topo, o Core i7-1065G7 o único a conseguir atingir os 3.9 GHz de Turbo Boost com apenas um núcleo, algo que foi completamente ultrapassado com a chegada dos novos Tiger Lake-H, também de 10 nm, mas que conseguem todos eles superar os 4.0 GHz em todos os núcleos, e os 5.0 GHz com um só núcleo.

Como tal, a Intel decidiu descontinuar todas as variantes Core i7, Core i5, Core i3, Celeron e Pentium desta série de processadores. Também os modelos da série Comet Lake-U, que ainda utilizam um processo de fabrico de 14 nm devido à necessidade de utilização de frequências superiores, serão descontinuados, estando os mesmos a ser igualmente substituídos pelos modelos Tiger Lake-H.

Por fim temos os modelos da série Lakefield, a primeira série de processadores da Intel a utilizar uma arquitectura híbrida, semelhante à utilizada por processadores ARM, com os seus cinco núcleos, divididos por um núcleo Sunny Cove de alto desempenho e quatro núcleos Tremont de baixo consumo.

Tendo em conta que desde o seu lançamento, em Junho de 2020, esta família de processadores só foi utilizada para dois equipamentos (o Samsung Galaxy Book S e o Lenovo ThinkPad X1 Fold), é fácil de perceber que este a Intel o tenha considerado como um fracasso comercial, anunciando o seu fim, já que os mesmos serão brevemente substituídos pela segunda geração de processadores de arquitectura híbrida da Intel, os futuros Alder Lake, que deverão ser lançados antes do final do presente ano.

Todos estes processadores foram agora descontinuados, mas os fabricantes ainda os poderão encomendar até Outubro (os Comet Lake-U até Janeiro de 2022), estando prevista a entrega das últimas novidades para Abril de 2022 (Julho de 2022 para os Comet Lake-U).

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version