Huawei WiFi AX3

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 4 min

Na redacção uso um router da Huawei há anos. Este foi instalado pelo operador de telecomunicações, por isso tem algumas características especiais, como o facto de poder ser ligado directamente à fibra óptica e ter saídas RJ-11 para telefones fixos.

O router que analiso agora é um pouco diferente: em primeiro lugar, tem apenas quatro entradas RJ-45 para a ligação de dispositivos de rede (uma entrada WAN e três para outros dispositivos) e tem rede WiFi 6 Plus, que promete velocidades até 3 Gbps.

O WiFi AX3 da Huawei é um dispositivo fino, todo em plástico, mas bem construído. As antenas são algo volumosas e estão montadas na traseira, com uma dobradiça; como a parte de baixo das antenas fica quase encostada à parte de trás do router quando estão em posição de funcionamento, esta deve ser esta a razão pela qual o router tem apenas três entradas RJ-45. No topo está um botão com o logótipo AI Life que serve para ligar directamente dispositivos Huawei à rede sem fios.

Este router tem um processador GigaHome (fabricado pela HiSilicon, a empresa de desenho e fabrico de chips da Huawei) com dois núcleos a 1,2 GHz, o que chega para ambientes domésticos com alguns dispositivos ligados ao mesmo tempo.

As funcionalidades deste router podem ser configuradas através da tradicional interface Web ou através da aplicação AI Life. Para usar esta última, apenas terá de acrescentar o router à sua conta Huawei através do código QR que está impresso numa etiqueta, na parte de baixo do dispositivo.

A interface de configuração é limpa e inclui todas as funcionalidades básicas que se esperam de uma interface de utilização deste tipo. Quando entra na app, o dispositivo mostra o estado das ligações internas e da ligação à Internet e pode gerir os dispositivos que estão ligados, alterar a velocidade de comunicação e as definições da rede sem fios.

Uma das coisas que Huawei diz é que a sua implementação da norma WIFi 6 permite a este router distribuir sinal de rede sem fios, mesmo através da maioria das paredes. Isto é conseguido através de um aumento da potencia do sinal em 6 db. E, com efeito, o sinal espalha-se com mais facilidade e, pelo menos em minha casa, que tem bastantes recantos, chegou a praticamente todos os sítios, o que é uma melhoria em relação ao router do operador que uso habitualmente.

Em termos de velocidade, consegui uma média de 800 Mbps a aceder à Internet (a minha ligação é de 1 Gbps) em download e 200 Mbps em upload (a velocidade máxima da linha). Dentro da rede percebi que, realmente, o sinal chega a mais sítios, isto porque na altura em que o teste foi feito não tinha na minha posse dois dispositivo WiFi 6.


Distribuidor: Huawei

Preço: €79


Ficha Técnica

Ligações wireless: 802.11ax/ac/n/a 2 x 2 e 802.11ax/n/b/g 2 x 2, MU-MIMO
Ligações com fios: Ethernet 10/100/1000 Mbps WAN, 3 x Ethernet 10/100/1000 Mbps LAN
Processador: CPU Gigahome dual-core de 1,2 GHz
Dimensões: 225 x 159,2 x 39,7 mm
Peso: 387 gr


Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version