Gigabyte lança o SSD (de consumo) mais rápido do mercado

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min

A Gigabyte acabou de lançar a sua última oferta em termos de equipamentos de armazenamento de dados, o novo Aorus Xtreme Gen4 AIC, uma placa PCIe 4.0 que utiliza 8 módulos SSD de 4TB cada, para uma capacidade máxima de 32TB.

Porém, a grande vantagem deste equipamento, face a outras ofertas existentes, é que os módulos instalados utilizam o mais recente controlador PCIe 4.0 da Phison, o PS5018-E18, estando o mesmo associado a chips de memória 3D TLC NAND de 96 camadas, tal como usado nos módulos SSD Aorus Gen4 7000S.

Tudo isto revela-se essencial para garantir uma velocidade de leitura sequencial máxima de 28 GB/s, e uma velocidade de escrita sequencial máxima de 26.6 GB/s, tornando-se assim na solução de armazenamento mais rápida do mercado (para sistemas de consumo).

Contudo, embora seja uma solução para sistemas de consumo, esta exige a utilização de uma plataforma empresarial, devido à necessidade de uma ligação PCIe 4.0 x16 com a totalidade da largura de banda providenciada pela mesma, algo que só deverá encontrar em sistemas equipados com processadores AMD Ryzen Threadripper, AMD EPYC ou Intel Xeon.

Para garantir um funcionamento isento de falhas, existem 10 sensores de temperatura, dissipadores de calor de grandes dimensões e duas ventoinhas, com três modos de actuação. A Gigabyte não divulgou o preço desta solução, mas tendo em conta que um módulo SSD de 2TB da série 7000S custa €499, é fazer as contas…

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version