Dynabook Portégé X30L-J-10G

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 3 min

Os Portégé são portáteis tipicamente profissionais, mas isso não significa que não os possamos usar para outros fins. É verdade que o preço pode desmotivar uma compra de quem queira um modelo mais virado para o lazer e para o entretenimento, ou apenas para usar em contexto escolar/universitário, mas há uma ou duas coisas neste modelo que podem fazer-nos mudar de ideias e gastar um pouco mais.

A principal é o peso: este é daqueles portáteis que vai dar alguns sustos a quem usar mochilas ou malas de transporte. Com apenas 900 gramas, o Portégé X30L-J-10G será mesmo um dos portáteis mais leves do mercado – na nossa lista de testes, apenas o Portege X30L-G-11L que testámos em 2020 consegue ser ainda mais leve, com 870 gramas.

Mesmo para utilizações que fogem aos ambientes profissionais de uma consultora ou banco, por exemplo, sempre podemos usar os recursos de segurança do X30L-J-10G noutros contextos. A portinhola para tapar a webcam é uma forma de segurança transversal que devia estar na maioria dos portáteis, mas quase que continua apenas reservada para este tipo de computadores – não percebemos bem porquê. Aqui, escusamos de usar um pedaço de fita cola preta para tapar a lente da câmara, já que a alternativa existe e é mais elegante.

Já o leitor de impressões digitais, é uma coisa que até a Apple já começa a ter nos seus computadores, tal como os smartphones já têm há anos. Se um qualquer telemóvel tem esta forma de segurança como padrão, porque razão é que apenas os portáteis para um público mais “pro” continuam a oferecer este recurso?

Em relação ao desempenho, os nossos testes mostraram que é um dos modelos mais modestos que experimentámos nos últimos meses, apesar de a configuração de hardware ser praticamente a mesma que encontrámos no Surface Laptop 4 (um processador Intel Core i5-1135G7 a 2,4 GHz e gráficos Intel Xe). Estranho é que isto não se reflectiu muito no uso diário deste modelo – nunca tivemos problemas de uso, mesmo com algumas aplicações abertas.


Distribuidor: Dynabook

Preço: 1429 euros


Benchmarks

  • PCMark 8 Work: 2766
  • PCMark 8 Home: 3731
  • 3D Mark Cloudgate: 9272
  • PC Mark 8 Home: 502 minutos

Ficha Técnica

Processador: Intel Core i5-1135G7 2,4 GHz
Memória: 8 GB DDR4
Armazenamento: 512 GB (M.2 PCIe 512 GB)
Placa Gráfica: Intel Xe Graphics
Ecrã: 13,3 polegadas Full HD IPS (1920z1080)
Ligações: HDMI, 2 x USB 3.1, 2 x USB 3.1 Type-C, slot microSD, RJ-45, jack 3,5 mm
Dimensões: 306 x 210 x 17,9 mm
Peso: 906 gramas

 

 

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version