IBM instala o seu primeiro computador quântico fora dos Estados Unidos

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

O Fraunhofer Institute na Alemanha, acaba de receber um computador quântico IBM Quantum System One. Esta é a primeira vez que a IBM vende e instala um computador quântico fora do território dos Estados Unidos e um marco na estratégia de comercialização deste tipo de computadores por parte da IBM.

Mas a Alemanha não é a única a receber um destes computadores, porque espera-se que um sistema semelhante comece a funcionar em Julho no Japão.

Segundo Hannah Venzl, do Fraunhofer Competence Network Quantum Computing, este novo computador vai acelerar o desenvolvimento de medicamentos e de vacinas, melhorar a precisão de modelos climáticos, optimizar sistemas de transportes e melhorar a simulação de novos materiais.

A equipa do Fraunhofer Institute durante o processo de montagem do computador.

O Quantum System One no processador Falcon de 27 qubits. O Flacon substituiu os sistemas anteriores como o Canary de 5 qubits que foi lançado há alguns anos. A IBM já está a desenvolver sistemas mais avançados que o Falcon, segundo um artigo publicado pela empresa em Setembro do ano passado, a IBM já começou a distribuir o Hummingbird de 65 qubits aos membros da Q Network.

Este processador tem um multiplexador 8:1 que permite a combinação do sinal de 8 qubits num único. Espera-se que o Quantum Eagle de 127 qubits seja lançado este ano e a IBM diz que pretende comercializar um sistema de 1121 qubits em 2023.

Até agora, a IBM apenas permitia aceder a sistemas, como o Quantum System One, através de serviços de cloud, por isso a instalação física destes sistemas noutros países demonstra o grau de confiança que a empresa tem no seu hardware.

Conseguir instalar este computador durante a pandemia não foi fácil. As equipas do Fraunhofer e da IBM tiveram de encontrar uma forma de montar o sistema remotamente quando as reuniões se tornam impossíveis. Isto envolveu várias semanas de treino remoto da equipa alemã por parte da IBM. Apesar de tudo, o computador ficou pronto a funcionar em Janeiro de 2021.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version