DJI Air 2S

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

Face ao seu antecessor, o novo DJI Air 2S (perdeu o nome Mavic) é idêntico em dimensões, peso e formato, mas estreia dois sensores de obstáculos virados para cima, essenciais para garantir um melhor desempenho a desviar-se de objectos em pleno voo, graças à tecnologia APAS 4.0 (Advanced Pilot Assistance System).

Este sistema é muito eficaz na maioria das situações, mas ainda tem algumas falhas em obstáculos exigentes, como pequenos ramos de árvores. Para garantir uma transmissão de vídeo isenta de falhas (a 1080p), o DJI Air 2S recorre ao sistema OcuSync 3, que aumenta o alcance para um máximo de doze quilómetros (sem obstáculos), graças às quatro antenas de dupla banda existentes (2,4 e 5,8 GHz).

Porém, é na câmara que estão as grandes novidades: a DJI usa um sensor de 20 MP com uma polegada, distância focal de 22 mm e abertura f/2.8 que, infelizmente, é fixa. A maior dimensão do sensor permite captar imagens (fotografia e vídeo) com maior detalhe e menos ruído, especialmente quando as condições luminosas se tornam mais adversas. A câmara tem a particularidade de usar toda a superfície do sensor para filmar a 5,4K a 30 fãs, com a vantagem de permitir gravar a 10-bit em modo D-Log e HLG a 150 Mbps, tanto com codec H.264 como H.265.

Infelizmente, se quiser maior velocidade, terá de reduzir a resolução para 4K a 60 fps (ou 1080p a 120 fps), o que por sua vez irá originar um recorte da imagem, ou seja, apenas parte do sensor será utilizado para a captação da imagem, reduzindo assim o detalhe captado.

Este drone é controlado pela app DJI Fly, que inclui novos modos, como o MasterShots, que permite fazer um conjunto de passagens sobre um objecto focado (os vídeos captados por essas passagens são editados automaticamente) e que adiciona música e efeitos visuais, como legendas ou título, para que seja possível a partilha imediata nas redes sociais. Esta é uma excelente solução para iniciados, mas para utilizadores mais avançados recomendamos a tradicional edição posterior no Adobe Premiere Pro ou Final Cut Pro.

Todas estas funcionalidades adicionais acabam por reduzir a autonomia para os 31 minutos, o que ainda continua a ser mais que suficiente para explorar, à vontade, todo o potencial deste drone.


Distribuidor: Comercialfoto

Preço: €1029 (€1329 Fly More Combo)


Ficha Técnica

Sensor de imagem: CMOS 1”
Resolução: 20 MP (foto), 5,4K 30 fps, 4K 60 fps, 1080p 120 fps (vídeo)
Armazenamento: Memória interna (8 GB), microSD (até 256 GB)
Estabilização: três eixos mecânicos
Autonomia de voo: 31 minutos
Dimensões: 180 x 97 x 77 mm (dobrado)
Peso: 595 gr


Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version