A importância dos sites de Apostas Desportivas no Futebol

Por: PCGuia Lab
Tempo de leitura: 6 min
©Betano

Mercado das Apostas Desportivas em Portugal
Em 2015 com a lei do Jogo Online as casas de apostas que já operavam em Portugal tiveram 60 dias para parar as suas actividades. Finda essa data, a lei entraria em vigor e quem o quisesse fazer teria de pedir uma licença e aguardar ser aprovada.

Essa licença só foi emitida pela primeira vez em Portugal, no ano seguinte, em 2016 e quando as entidades que foram sendo reguladas, passaram a pagar o Imposto Especial de Jogo Online. 37,5% desse imposto constitui receita a atribuir às entidades objecto de aposta, ou seja, a maior parte é repartida pelos clubes de futebol, que é o principal desporto objecto de apostas em Portugal.

Também com a legislação do sector, passou a haver regras no que toca à publicidade das casas de apostas, para assegurar o jogo responsável. Ao ser permitida a publicidade, as casas de apostas têm tido um crescimento a um ritmo acelerado, mas sobretudo devido a facilidade apostar em praticamente qualquer lado com uma ligação à internet.

Crescimento das Apostas Desportivas
As casas de apostas online tiveram uma grande adesão desde que começaram a disponibilizar os seus serviços, bem como, facilitaram o acesso a mercados e eventos que anteriormente eram pouco conhecidos e divulgados.

Devido a toda esta situação actual, o mercado das apostas sofreu bastante, numa fase inicial, acompanhando o que o desporto estava a viver. Sem competições, não havia apostas. Alguns campeonatos ainda se mantiveram firmes, mas em meados de 2020 o desporto estava praticamente parado. Foram poucas as ligas que terminaram a época 19/20.

A partir dessa altura, com a melhoria da situação dos países já em marcha e com o início dos campeonatos da época 20/21, o mercado das apostas online também se conseguiu recuperar e até crescer significativamente, especialmente, porque o público não era permitido em estádios e este era mais um método de assistir, acompanhar e vibrar com o jogo.

Apesar da situação desportiva e devido ao facto de as pessoas terem procurado por novas fontes de entretenimento e, até, novas formas de apostar, uma vez que, lojas e escritórios estavam fechados assistiu-se a um aumento de novos registos nas casas de apostas online durante todo o ano de 2020, comparando com os períodos homólogos.

Outro dado que aponta para um crescimento sustentado é o aumento de jogadores activos. Os novos registos não se traduziram em apenas uma utilização inicial. Apostar passou a fazer parte do dia-a-dia dos aficionados pelo desporto.

Parcerias entre Casas de Apostas e Clubes em Portugal
Este é já um costume relativamente antigo um pouco por todo o mundo, mas ganhou outra dimensão com a massificação da internet e a facilidade de acesso.

Com a entrada da lei em vigor, e com novas regras de Marketing, as entidades já se podem publicitar e os patrocínios estão de volta! Tanto para as casas de apostas quanto para os clubes, as estratégias de Marketing são essenciais para elevar os patamares de ambas.

Uma vez que o desporto preferido para apostas é o futebol, fazia todo o sentido que as casas de apostas online estabelecessem parcerias com os clubes de futebol. A liga portuguesa tem vindo a tornar-se cada vez mais competitiva com a ajuda desses patrocínios. Os dois mercados, apostas desportivas e futebol, há muito tempo que andam de mãos dadas e basta olhar para as camisolas dos principais clubes para reparar nisso.

Caso de Sucesso
Com a excelente adesão que os apostadores portugueses têm tido à Betano, é-lhe possível retribuir o investimento ao público, através do investimento nas equipas nacionais. Marítimo e Braga, são as duas equipas da liga portuguesa em que o patrocinador oficial é a Betano. Alguns jogos que envolvam uma ou ambas estas equipas patrocinadas, têm associadas apostas na Betano com Promoções, Super Odds ou até mesmo Ofertas.

Vantagens do Patrocínio para os Clubes
As equipas não sobrevivem apenas com os bilhetes vendidos no estádio, muito menos em tempos onde isso foi inexistente. O patrocínio, em troca da cedência de um espaço na camisola para publicidade, é essencial, principalmente para:
· Receber um valor financeiro;
· Reconhecimento;
· Cobertura dos media;
· Conexão com os adeptos;
· Exposição do clube.

Conclusão
É um círculo vicioso:
Mais utilizadores: aumento do número de apostadores
Mais receita: geração de renda para as casas de apostas
Mais patrocínios: possibilita o investimento nas equipas
Mais jogadores: compra de melhores jogadores
Melhores clubes: aumenta o seu nível competitivo
Melhor futebol: impulsiona o futebol

Exit mobile version