UL Benchmark anuncia nova aplicação para testar desempenho de computadores Windows e Macintosh

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 4 min

No ano passado, a UL Benchmarks lançou o 3DMark Wild Life, uma aplicação de análise de desempenho gráfico para Android, iOS e Windows. Agora, disponibilizou o 3DMark Wild Life Extreme, um software de análise de desempenho multiplataforma, que permite comparar os desempenhos de dispositivos, como computadores portáteis Windows, computadores Windows com Arm,  computadores Mac que utilizem os novos processadores M1 e também smartphones ou tablets da próxima geração.

O 3DMark Wild Life Extreme inclui novos efeitos, geometria melhorada e mais efeitos de partículas, o que o torna mais de três vezes mais exigente, em termos de poder de processamento, que o 3DMark Wild Life original. A resolução do ecrã utilizada neste teste é 4K UHD (3840 × 2160), que depois é adaptada à resolução real que o ecrã consegue mostrar.

O Wild Life Extreme usa a API gráfica Vulcan em Android e Windows. No iOS e nos computadores Macintosh, a Metal. No Windows 10 on Arm, é utilizado o DirectX 12. Os resultados obtidos com as várias API e plataformas podem ser comparados entre si.

Duas formas de testar o desempenho do GPU

O 3DMark Wild Life Extreme permite testar o desempenho gráfico de duas maneiras: um teste rápido que mede o desempenho instantâneo e um teste mais longo que mostra a capacidade de processamento do dispositivo durante mais tempo sob uma forte carga. O primeiro teste, mais rápido, permite a comparação directa de resultados entre dispositivos, o segundo mostra como a capacidade de processamento é afectada por condicionantes que se manifestam ao fim de algum tempo, como a temperatura. 

O 3DMark permite-lhe saber mais sobre o seu dispositivo do que o simples resultado da velocidade dos gráficos, mostra também o desempenho de outros subsistemas dos dispositivos iOS e Android.

No Windows, este programa facilita a comparação de resultados entre computadores que tenham as mesmas características técnicas e também lhe mostra que velocidade de actualização de ecrã que o sistema consegue num conjunto de jogos populares.

O programa de testes 3DMark Wild Life Extreme está disponível para PC, como actualização do 3DMark Advanced Edition na loja online Steam e no site da UL Benchmarks. Também está disponível sob a forma de uma actualização gratuita para os utilizadores que tenham uma licença anual válida da versão 3DMark Professional Edition.

Nos dispositivos móveis Android, o Wild Life Extreme está disponível como actaulização gratuita para a aplicação 3D Mark Android na loja Google Play. O dispositivo deve ter Android 10 ou posterior e ser compatível com a funcionalidade Vulkan Anisotropy (nível 16 ou superior).

No macOS e iOS, o Wild Life Extreme está disponível na Apple App Store. Para poder usá-lo em iOS, o iPhone deve ser um 7 Plus ou superior. Nos Mac, este software é compatível com todos os modelos que usem o chip M1.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version