Kits de desenvolvimento ARM da Qualcomm e Microsoft chegam no verão

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

Este kit de desenvolvimento Windows 10, desenhado pela Microsoft e pela Qualcomm, servirá para os programadores conseguirem desenvolver, optimizar e validar as suas aplicações na versão deste sistema operativo para computadores que usem a plataforma ARM da Qualcomm.

Segundo a Qualcomm, este kit de desenvolvimento, que tem a configuração de um pequeno computador de secretária, oferece mais versatilidade em relação a uma solução baseada num computador portátil e também é mais barata.

O kit em si é composto por uma pequena caixa com o logótipo da Qualcomm, tem uma entrada USB Type-A e um leitor de cartões de memória SD entre outras.

Estes kits permitem aos programadores desenvolverem, testar e lançar aplicações para o sistema operativo Windows on ARM de uma forma mais rápida e barata que com outras soluções. Este kit de desenvolvimento é semelhante ao que a Apple distribuiu quando começou a transição do macOS das plataformas Intel para os chips M1, também baseados em arquitectura ARM.

No ano passado, a Microsoft anunciou a expansão do App Assure Program para incluir computadores que usam processadores Snapdragon. A empresa também anunciou versões optimizadas do Microsoft Teams, Microsoft Edge e Visual Studio Code para computadores Windows com processadores ARM. Outra novidade foi o anuncio de que estava a desenvolver um sistema de emulação da arquitectura x86 mais eficaz que o actual.

A Zoom também anunciou que estava a desenvolver uma versão específica do seu software de videoconferência para máquinas com processadores  Snapdragon da Qualcomm. Essa versão deve chegar também durante este Verão.

O novo kit de desenvolvimento vai ser vendido através da loja Microsoft, mas não foram revelados nenhuns detalhes acerca de preços ou uma data de lançamento concreta.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version