Ford regista patente de sistema que lê outdoors à beira da estrada e mostra o conteúdo no ecrã dos carros

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min
Imagem - Dream Media

Os outdoors publicitários que estão à beira das estradas são difíceis de ignorar, pelo tamanho e, às vezes, pela mensagem que transmitem. Mas a Ford quer ir mais além e mostrá-los no ecrã dos automóveis graças a um nova tecnologia que patenteou recentemente. Este sistema usa as câmaras, que muitos carros já têm, para ler o conteúdo dos cartazes que estão junto às estradas e mostrá-lo nos ecrãs dos sistemas infoentretenimento dentro do veículo.

Apesar de serem grandes, para que se possam ver ao longe, os cartazes transmitem normalmente uma quantidade bastante limitada de informação. A razão para isto prende-se com o facto de os condutores e passageiros dos automóveis, que passam junto a eles, terem um período de tempo muito limitado para os lerem. A nova tecnologia da Ford tem o objectivo de alterar esta situação, porque permite mostrar informação mais detalhada, incluir contactos e promoções que estejam a decorrer para o produto que está a ser anunciado no outdoor.

Esquema do funcionamento do sistema incluído no pedido de patente da Ford.

Esta nova tecnologia é possível porque cada vez mais modelos de automóveis incluem câmaras para as funcionalidades de condução autónoma, reconhecimento de sinais de trânsito, segurança e para ajudar nas manobras. Segundo a patente da Ford, o sistema usa essas câmaras ligadas a um sistema de reconhecimento de imagem que lê o conteúdo do outdoor e mostra-o nos ecrãs do automóvel, para que esteja visível durante mais tempo. O sistema também analisa o conteúdo e gera hiperligações que permitem telefonar directamente para a loja ou para a empresa que está a anunciar ou aceder ao respectivo para obter mais informações acerca do produto.

A Ford poderá trabalhar com agências de publicidade ou com as empresas responsáveis pelos outdoors, para que os anúncios sejam mostrados um pouco antes para treinar a funcionalidade de reconhecimento do sistema.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version