Equipa Formula Student Lisboa do IST cria automóvel autónomo (e eléctrico) de competição

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 1 min
©IST FST

Com duas competições de Verão a chegar, a equipa Formula Student (FST) do Instituto Superior Técnico (IST) apresentou dois novos protótipos de automóveis eléctricos – um deles é autónomo.

Este novo veículo é o FST 10d, o primeiro do seu género criado pela FST, cujo desenvolvimento durou dois anos. O motor tem uma potência é de 65 kW (88 cavalos) e o automóvel conta ainda com uma unidade de processamento, responsável pelos «algoritmos de perceção, estimação, planeamento e controlo».

Além deste automóvel autónomo, a FST mostrou ainda aquele que é o seu sétimo protótipo eléctrico: o FST10e. Este modelo tem uma velocidade máxima de 130 km/h, «quatro motores eléctricos AC com diferencial electrónico» e a «primeira bateria» de «compósitos com células de LiCoO2 (lítio-cobalto)», com 7,6 kWh.

Criados em parceria com a Novabase, estes dois novos automóveis fazem-se à pista no Verão – a FST já tem duas corridas marcadas. A primeira é o Circuito de Catalunha em Montemeló (Espanha) de 2 a 8 de Agosto; segue-se Hockenheim (Alemanha), entre 16 e 22 de Agosto.

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version