Corsair MP600 Core 1TB

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

Se a Corsair foi um dos primeiros fabricantes a lançar um SSD PCIe 4.0 no mercado, voltou agora a ser novamente a primeira a lançar um SSD com chips de memória 3D QLC NAND numa unidade PCIe 4.0, reduzindo assim drasticamente o custo deste tipo de SSD.

Recebemos para teste a versão com 1TB de capacidade, existindo ainda uma com 2 e outra com 4 TB: as três têm o mesmo controlador Phison PS5016-E16, que foi, até há bem pouco tempo, o único compatível com a norma PCIe 4.0. A adopção de chips de memória QLC, de quatro camadas por célula, permite aumentar a densidade de capacidade de armazenamento dos chips, face aos anteriores modelos 3D TLC NAND, mas existem contrapartidas, como a menor durabilidade e uma velocidade de escrita mais limitada, algo que tende a ser notório quando gravamos uma grande quantidade de dados.

A Corsair conseguiu eliminar esta última limitação, ao aplicar uma memória cache DRAM de 1GB (2 GB nos modelos de 2 e 4 TB), algo que acabámos por comprovar nos nossos testes; porém, em termos da durabilidade, não há forma de contornar. Infelizmente, este modelo de 1 TB conta apenas com 225 TBW (total de capacidade de escrita), um número significativamente inferior aos 1800 TBW garantidos pelo Corsair MP600 original, com os chips 3D TCL NAND. Este resultado, embora relevante, não significa que este SSD não seja o ideal para um computador doméstico de alto desempenho, como um PC de gaming – apenas não é recomendável a sua utilização num sistema em que usamos dados de forma intensiva, como um servidor ou um NAS.

Em termos de velocidade, este MP600 Core atingiu os 5,25 GB/s na leitura e 1,82 GB/s na escrita, segundo o teste de velocidades sequenciais do ATTO Disk Benchmark. Já no CrystalDiskMark, registámos 4,7 e 1,9 GB/s nos testes de leitura/escrita sequencial, e 154 e 475 K IOPS nos de leitura/escrita aleatória.


Distribuidor: Corsair

Site: corsair.com/pt

Preço: €164,90


Ficha Técnica

Capacidade: 1 TB
Ligações: M.2 PCIe 4.0 NVMe
Dimensões: 80 x 23 x 15 mm


Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version