Beta do Android 12 está disponível mas só em alguns dispositivos

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min
#Android12: Designed for you

A Google anunciou na edição de 2021 do Google I/O que a versão de testes beta do novo Android 12 já está disponível para download. O Android 12 traz com ele várias novas funcionalidades, incluindo uma nova filosofia de design para a interface gráfica, denominada ‘Material You’. Esta nova interface vai permitir uma maior personalização do aspecto das aplicações em tempo real.

As paletas de cor personalizadas podem ser criadas a partir de um qualquer wallpaper. O sistema operativo extrai as cores da imagem para as utilizar em elementos da interface, como botões ou o texto das aplicações. As cores podem ser afinadas pelo utilizador.

Outras novidades que vão chegar com o Android 12 incluem um novo sistema de animação, widgets melhorados e afinações nas definições rápidas e no sistema de notificações. O Google Assistant foi melhorado para oferecer informação relevante baseada no conteúdo do ecrã quando é activado.

Também há novidades que estão centradas na privacidade, como o ponto verde que aparece no canto superior direito do ecrã quando o microfone ou a câmara frontal estão activos. Esta nova funcionalidade é parecida com uma que a Apple introduziu no iOS. Outra novidade neste campo é o Android Private Compute Core (APCC), que cria uma partição separada no sistema operativo para o processamento de certas tarefas relacionadas com Inteligência Artificial. Segundo a Google, o APCC mantém os dados a salvo de olhares indiscretos, mas, ao mesmo tempo, continuam acessíveis para as tarefas do sistema. 

Se quiser experimentar a versão de testes beta do Android 12, pode fazê-lo se tiver um smartphone Google Pixel 3/Pixel 3 XL ou posterior. Pode dirigir-se ao site Android Beta for Pixel para se inscrever e descarregar o novo sistema operativo. A versão de testes do Android 12 também pode ser experimentado em alguns smartphones fabricados por parceiros da Google, como a ASUS, OnePlus, Oppo, Realme, Sharp, TCL, Vivo, Xiaomi e ZTE. Pode visitar este site da Google para obter as instruções de instalação.

No entanto, não se esqueça que se trata de software que ainda está em fase de testes, por isso deve ter cuidado se quiser instalar o Android 12 no dispositivo que usa todos os dias.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version