A próxima geração do PlayStation VR vai trazer gráficos 4K e vibração

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

Segundo uma notícia publicada no site UploadVR, o anunciado headset de realidade virtual para a PlayStation 5 vai um trazer um ecrã com mais resolução, rastreamento dos olhos, uma funcionalidade de vibração e gráficos com renderização variável (foveated rendering).

O nome do novo produto para a PlayStation 5 ainda não é conhecido, mas segundo várias fontes do site o ecrã terá uma resolução de 4000 X 2040 píxeis (2000 X 2040 por cada olho), um sistema de ajuste da separação das lentes e um sistema de rastreamento do olhos que permitirá a utilização de uma funcionalidade de renderização variável. Esta última funcionalidade permite que a zona da imagem para onde o utilizador está a olhar, apareça mais nítida e detalhada em relação ao resto.

Para além disto, o novo headset vai estar equipado com um motor de vibração que permitirá aos programadores incluírem funcionalidades de feedback háptico no próprio headset.

A Sony confirmou recentemente que está a desenvolver uma nova versão do seu headset PSVR para a PlayStation 5, que chegará ao mercado provavelmente no início de 2022 e já mostrou os controlos, que têm manípulos analógicos, um sensor para detectar a posição dos dedos e gatilhos programáveis, iguais aos que estão nos comandos DualSense que acompanham a PlayStation 5.

Se os dados divulgados forem verdadeiros, o ecrã do novo headset para a PlayStation terá um pouco menos de resolução que o do headset com mais resolução do mercado, Reverb G2 da HP e mais do que o Oculus Quest 2 do Facebook. A resolução será de cerca de 8,16 milhões de píxeis. O novo headset utilizará uma ligação USB Type-C para comunicar com a consola, que irá ocupar a única tomada deste tipo que a PlayStation 5 tem.

O novo PSVR vai utilizar câmaras integradas para detectar a posição dos novos controladores, o que simplifica substancialmente a configuração, quando comparado com a da geração actual, e dará mais liberdade de movimentos ao utilizador.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version