Televisor Xiaomi Mi TV Q1 4K 120Hz afinal não faz 120Hz…

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min

Durante o mês de Fevereiro, a Xiaomi apresentou um novo televisor, a Mi TV Q1, que tem a particularidade de ter um preço absurdamente acessível, e oferece características que rivalizam com a Samsung QLED Q80T, embora seja significativamente mais acessível, ao custar €1599, face aos €2199 do televisor Sul Coreano.

Este televisor, com 75 polegadas de dimensão, destaca-se por utilizar um ecrã QLED, capaz de reproduzir 95% do espectro de cores DCI-P3, tendo inclusive certificação Dolby Vision e HDR10+. No interior deste televisor encontra-se um processador MediaTek MT9611, que em teoria, garante o processamento de imagem até resolução 4K, com uma taxa máxima de actualização do ecrã de 120Hz.

Isto, em conjunto com as três portas HDMI 2.1 existentes, deveriam tornar este televisor na escolha perfeita para as consolas de nova geração, como a Sony PlayStation 5 e a Xbox Series X, mas segundo o feedback das primeiras reviews internacionais, tudo indica que a Xiaomi está a ser incorrecta na descrição do televisor.

Embora anunciem 120Hz de taxa de actualização, esse valor só é aparentemente descobriram que o painel utiliza um controlador com tecnologia MEMC, o que acaba por limitar o ecrã a 60Hz. Ou seja, embora a Xiaomi anuncie uma taxa de actualização de ecrã de 120Hz, ele não é capaz de reproduzir a mais que 60Hz quando utiliza a resolução 4K, sendo apenas possível usar os 120Hz quando utilizados os 1080p de resolução.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version