Samsung lança o Galaxy Quantum 2, um smartphone com criptografia quantica

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

A Samsung, em parceria com a operadora de telecomunicações sul coreana SK Telecom, apresentaram recentemente o Galaxy Quantum 2. O segundo smartphone da Samsung que integra tecnologia de criptografia quântica, para melhorar a segurança dos dados guardados no dispositivo. Este novo equipamento é o sucessor do Galaxy A Quantum, lançado no ano passado.

O Galaxy Quantum 2 inclui um chip desenhado por empresa chamada ID Quantique. Segundo a empresa, este chip com uma área de 2,5 mm quadrados, é o mais pequeno gerador de números aleatório quântico do mundo. O sistema funciona através da captação de ruído aleatório, de um LED e de um sensor de imagem CMOS. De acordo com a SK Telecom, o chip QRNG (Quantum Random Number Generator) permite aos utilizadores deste smartphone utilizarem serviços que necessitam de mais segurança, através da geração de números aleatórios verdadeiros, sem qualquer padrão e completamente imprevisíveis.

A criptografia quântica é considerada muito difícil de ultrapassar, sem acesso físico completo ao dispositivo. Os benefícios desta tecnologia podem não ser aparentes aos consumidores médios, mas o chip QRNG funciona automaticamente com as aplicações que usem a API Android Keystore, o que torna esta tecnologia mais acessível a quem desenvolve aplicações para Android. A SK Telecom diz que este novo hardware é totalmente compatível com as principais aplicações bancárias coreanas e com os seus próprios serviços. A operadora confirmou que o novo chip do Galaxy Quantum 2 irá funcionar com mais serviços, incluindo o sistema de pagamentos da própria Samsung.

Para além desta inovação em termos de segurança, o smartphone em si tem especificações interessantes, que encontraria num smartphone de 2020. O SoC é um Qualcomm Snapdragon 855, uma câmara de 64 MP e um ecrã OLED de 6,7 polegadas com uma taxa de actualização máxima de 120 Hz.

O Galaxy Quantum 2 vai chegar às lojas na Coreia do Sul a partir de 23 de Abril.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version