Philips 288E2UAE

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

Há apenas um tipo de hardware para PC em que gastar um pouco mais é sempre um investimento duradouro: os monitores. Este hardware é um dos únicos que consegue manter-se actual durante vários anos, ao longo de várias gerações de processadores, motherboards e placas gráficas. Por isso, é um dos que convém ter mais cuidado no momento da compra e dos que compensa gastar um pouco mais – mas sempre sem ir além do razoável.

O advento de placas gráficas mais acessíveis, que permitem jogar em resoluções 4K, também tem o efeito de motivar os fabricantes de monitores a lançarem produtos mais acessíveis. É o caso deste Philips 288E2UAE, que tem um painel LCD IPS de 28 polegadas, capaz de reproduzir imagens 4K (3840 x 2160) com uma taxa de actualização máxima de 60 Hz, o mínimo para jogar confortavelmente.

Outro bónus para quem joga, é o facto de este monitor ser compatível com AMD FreeSync, uma tecnologia que sincroniza a taxa de actualização do monitor com a da gráfica, para evitar o ‘tearing’ da imagem em sequências mais rápidas. A Philips anuncia um modo Ultra Wide-Color, mas este monitor não tem HDR.

Este Philips tem duas entradas de vídeo (HDMI e DisplayPort) e um hub USB 3.2 com uma entrada e quatro saídas – uma delas oferece a possibilidade de carregamento rápido de dispositivos, como telemóveis ou tablets.

Em vez de botões na parte da frente, a Philips optou por instalar um pequeno joystick na parte de trás do monitor para os vários ajustes de imagem que se podem fazer. Este método é um pouco mais simples de usar que os botões mas, a esta altura, já devia existir um método mais prático de configurar não só este, mas todos os monitores de computador.

A experiência de utilização deste 288E2UAE é muito confortável e a qualidade de imagem é boa, com cores vivas, mas sem serem muito agressivas. Gostei bastante do modo LowBlue, que reduz a luz azul para proteger os olhos, sempre sem adulterar muito as cores.


Distribuidor: Philips

Site: philips.pt

Preço: €329


Ficha Técnica

Painel: LCD IPS 28 polegadas (71,1 cm) 16:9
Retroiluminação: W-LED
Resolução máxima: 3840 x 2160 a 60 Hz
Densidade de pixéis: 157 PPI
Tempo de resposta (típico): 4 ms (cinzento para cinzento)
Brilho: 300 cd/m²
Rácio de contraste (típico): 1000:1
Compatibilidade de cores: 1,07 mil milhões de cores
Frequência de varrimento: 30 – 140 kHz (H)/40 – 60 Hz (V)
Entradas: DisplayPort, HDMI (digital, HDCP), USB 3.2 (upstream), 4 x USB 3.2 (downstream com 1 B.C 1.2 de carregamento rápido), jack 3,5 mm
Dimensões: 637 x 494 x 224 mm


Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version