Mountain Makalu 67

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

A Mountain é uma jovem empresa alemã que se quer dedicar ao desenvolvimento de periféricos de gaming e, pelos vistos, parece que começa da melhor forma com este Makalu 67, o seu primeiro rato. O conceito passa por dar o nome de montanhas aos seus periféricos: há um teclado Everest e este rato recebe o nome da quinta maior montanha do mundo, sendo que o ’67’ é o peso, em gramas.

Neste periférico temos uma estrutura perfurada, com um padrão similar a uma rede de dupla camada, o que lhe confere uma aspecto que transmite leveza e, ao mesmo tempo, uma elevada robustez. Este peso é ainda mais impressionante se tivermos em conta o facto de estarmos perante um rato com dimensões que não são assim tão compactas face ao que é habitual encontrar em ratos ultraleves – na verdade, o Makalu 67 tem uma ergonomia excelente.

Este modelo tem detalhes que fazem a diferença, como a saída do cabo USB com uma inclinação de cinco graus (para aliviar a pressão e evitar o desgaste nesta zona), os pés PTFE de grandes dimensões para deslizar sem atritos e um rápido/eficaz botão de selecção da precisão do sensor PixArt PAW3370, que pode variar entre os 400 e os 19 000 DPI – estes valores podem ser ajustados através do software disponibilizado.

Aliás, este software é o mais completo que experimentámos até hoje: permite regular todo o tipo de parâmetros, como o tempo de resposta dos botões (Omron com cinquenta milhões de cliques de vida útil), a velocidade do duplo clique dos mesmos, a sensibilidade, a taxa de polling (entre 125 a 1000 Hz), a sensibilidade do cursor do sensor, ângulo de elevação do rato e o LOD (Lift-Off Distance), algo que só os ratos mais exclusivos permitem ajustar. É ainda possível personalizar os seus seis botões, regular a iluminação RGB (presente num anel luminoso em torno da roda de scroll e do botão de ajuste de sensibilidade) e criar macros. Estes parâmetros podem ser armazenados num dos cinco perfis que ficam registados na memória do Makalu 67.


Distribuidor: Mountain

Site: mountainggshop.com

Preço: €59,99


Ficha Técnica

Resolução: 19 000 dpi
Tipo de sensor: óptico (PixArt PAW3370)
Iluminação RGB: Sim
Botões programáveis: Sim (6)
Ligação: USB (cabo de 1,8 metros)
Peso: 67 gr
Dimensões: 127 x 70,2 x 42,2 mm


Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version