Intel poderá lançar processadores Alder Lake-S logo após o Verão

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min
Intel Corporation

Com a actual geração Rocket Lake-S lançada à menos de um mês, a Intel já está a preparar tudo para o lançamento da futura geração de processadores Core, designada de Alder Lake-S. Até ao momento, tudo faria supor que esta só será lançada no final do ano, mas segundo uma partilha feita por um utilizador no Twitter (9550Pro), parece que afinal os novos Alder Lake-S vão chegar mais cedo, logo após o Verão.

Através dessa partilha, é possível ver o roadmap que a Intel está a utilizar, de momento, para o segmento de Workstations (estações de trabalho), onde são referidos os futuros Ice Lake-60L de Socket LGA-4189 até 38 núcleos e 76 threads. Relativamente ao Alder Lake-S, este utilizará o novo chipset W680, encaixe LGA-1700, terá até 16 núcleos e 32 threads.

Curiosamente, segundo as últimas linhas no quadro apresentado, os novos Alder Lake-S irão utilizar uma estrutura 8+8, ou seja, utilizará uma estrutura com oito núcleos Golden Cove de alto desempenho, oito núcleos Gracemont de maior eficiência energética, e que terão até 20 pistas PCIe 4.0.

Não foi referida, no entanto, qualquer informação sobre o tipo de memórias que serão suportadas, mas espera-se que numa fase inicial, estes processadores utilizem ainda memórias DDR4, mas sabe-se que o controlador de memória integrado no Alder Lake-S será igualmente compatível com as futuras memórias DDR5 .

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version