Intel apresenta nova geração de processadores Xeon Ice Lake

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 1 min
Intel

A Intel lançou, finalmente, a terceira geração de processadores Xeon Scalable (escaláveis), equipados com a arquitectura Ice Lake, e processo de fabrico de 10nm. Embora estejam só agora a ser apresentados, a Intel anunciou que já enviou mais de 200 mil unidades para os seus principais parceiros e clientes, e que estes estão a ter uma excelente aceitação a nível de servidores e data centers.

Graças ao novo fabrico de 10nm, a Intel conseguiu integrar até 40 núcleos (80 threads), até 60MB de cache L3, compatibilidade com 8 canais de memórias DDR4 até 3200 MHz e até 64 pistas PCIe 4.0, que podem chegar às 128 pistas em sistemas com duplo processador.

Intel

Isto representa uma melhor significativa face ao modelo topo de gama da anterior geração, o Intel Xeon Platinum 8280, que utilizava 28 núcleos (56 threads), 38.5 MB de cache L3 e “apenas” seis canais de memórias DDR4 a 2933 MHz. Estes novos processadores, devido à maior complexidade e maior número de núcleos, vê assim o seu TDP elevar-se para um máximo de 270W, face aos 205W de valor máximo da anterior geração.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version