Huawei FreeBuds 4i

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 7 min

Os Freebuds 4i prometem uma boa reprodução de som, funcionalidades de cancelamento de ruído activo e uma bateria que dura todo o dia, tudo por menos de 100 euros. Será que é mesmo assim? Vejamos.

Pode dizer-se que o segmento de mercado dos auscultadores sem fios está mais que saturado. Estão disponíveis inúmeros modelos para todos os preços possíveis e imaginários. No entanto, essas gamas de preços costumam ser mais ou menos “estanques”. Com isto quero dizer que praticamente qualquer modelo de qualquer marca que custe, por exemplo, 200 euros, tem mais ou menos as mesmas funcionalidades que todos os outros.

Neste mercado tão cheio, a Huawei quis sobressair com uma oferta de baixo custo, com uma bateria com capacidade e funcionalidades de cancelamento de ruído. E pode dizer-se que, pelo menos no que respeita ao preço, a Huawei desta vez acertou no alvo.

Design

O design dos Freebuds 4i é semelhante ao dos Airpods da Apple, com uma peça em silicone que prende no canal auditivo e uma pequena haste onde estão as antenas Bluetooth e os circuitos de controlo. As peças silicone que os fixam nas orelhas são confortáveis, mas nem sempre asseguram uma selagem completa à primeira, com as peças que vêm instaladas de fábrica, e muitas vezes é necessário ajeitá-los um pouco para que não entrem ruídos exteriores e para uma reprodução correcta, principalmente dos sons mais graves. A Huawei oferece peças de silicone com outros tamanhos, por isso é boa ideia testar algumas opções de tamanho antes de os começar a usar mais intensivamente.

A caixa de carregamento faz lembrar um seixo branco e é pequena e fácil de transportar. Numa das faces está uma entrada USB Type-C, para ligar a um carregador, que pode ser o mesmo que usa para o telemóvel. Os auscultadores são activados quando se abre a caixa. Por vezes, é difícil remover os auscultadores da caixa (principalmente por quem tem dedos mais grossos), porque eles ficam muito para dentro dos orifícios e a caixa tem uns ímanes um pouco fortes.

 

Os auscultadores têm sensores de toque que servem para controlar as chamadas e a a reprodução de música. Se der dois toques vai iniciar ou pausar a reprodução, mas os Freebuds 4i não lhe permitem passar para o tema seguinte ou para o anterior. Os toques mais longos permitem alternar entre os três modos de cancelamento de ruído activo: Ligado, Modo Awareness (quando necessita de ter mais atenção ao que o rodeia) e desligado.

Por vezes, os comandos são algo instáveis. Às vezes não detectam o toque e outras, num toque acidental, eles activam (ou descativam) uma qualquer funcionalidade. Um conselho, se estiver a considerar comprá-los é: controle tudo, menos o cancelamento de ruído, através do smartphone, porque é mais seguro.

Os Freebuds 4i tem certificação IP54, o que quer dizer que conseguem resistir à água até um metro de profundidade, o que quer dizer que os pode usar à chuva, ou enquanto faz desporto sem medo que se estraguem.

Áudio

Se já tiver um smartphone Huawei, a configuração dos Freebuds 4i é simples, basta abrir a tampa ao pé do telefone e seguir as instruções para os emparelhar. Se quiser ajustar as configurações, ou actualizar o firmware dos auscultadores, pode usar app AI Life da Huawei.

Se tiver um smartphone de outra marca, o processo de emparelhamento é semelhante a qualquer outro dispositivo Bluetooth, coloca o smartphone em modo de busca de dispositivo Bluetooth e abre a tampa (se for a primeira vez que o estiver a emparelhar), se os quiser emparelhar a outro dispositivo, terá de premir o botão na caixa de carregamento.

Depois de emparelhados, a ligação é muito estável e com uma latência muito baixa. Não conseguir notar uma latência significativa durante a reprodução de vídeo ou de jogos.

O cancelamento de ruído dos Freebuds 4i é composto por dois elementos: as peças de silicone, que funcionam como uma primeira barreira à entrada de som exterior, e o sistema de cancelamento electrónico que usa os microfones dos auscultadores para captar o ruído ambiente e depois gera uma onda inversa que o cancela.

Se necessitar de ter atenção ao que o rodeia, pode activar o modo Awareness para que o sistema deixe passar vozes humanas e anúncios. Se quiser, pode usar os Freebuds 4i sem qualquer sistema de cancelamento de ruído activo.

Os Freebuds 4i incluem altifalantes de 10 mm que são competentes na reprodução da grande maioria dos sons agudos e graves. Como mencionei no início, estes últimos dependem bastante da forma como os auscultadores estão encaixados nos ouvidos, por isso, para uma experiência de audição mais agradável, certifique-se que eles estão bem colocados. Mesmo assim, os graves são algo vazios.

Por isso, o som é mais interessante quando ouve temas com menos sons graves como temas mais vocais ou pop. Porque é nos sons intermédios e agudos que os Freebuds 4i brilham.

Em volumes mais altos, os Freebuds 4i conseguem manter-se compostos, sem distorções, por isso pode ouvir com o volume que quiser sem medos.

Bateria

Segundo a Huawei, estes auscultadores têm uma vida de bateria de 10 horas com uma carga e com o sistema de cancelamento de ruído activado. Num teste empírico com o volume consistentemente a 70%, o valor que consegui obter esteve mais entre as 8 as 9 horas. A caixa de carregamento acrescenta mais cerca de 20 horas e basta um carregamento de 10 minutos para ter 4 horas de utilização.

Apesar de ficarem um pouco abaixo do anunciado, 9 horas de utilização contínua são perfeitamente aceitáveis e suficientes para a maioria dos utilizadores. Mas se precisar de mais tempo, pode desligar o sistema de cancelamento de ruído, o que lhe deve dar mais uma ou duas horas.


Fabricante: Huawei

Preço: €99,99


Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version