HP Envy 6020

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 4 min

O confinamento levou muita gente a olhar com outra atenção para hardware que estava lentamente a cair no esquecimento, como as webcams e as impressoras multifunções.

Na verdade, muita gente já quase não imprimia em casa e o facto de terem de mudar o escritório para aí fez com que houvesse um movimento de compra de dispositivos de impressão e digitalização.

É aqui que entra este modelo: a Envy 6020 foi pensada para uma utilização doméstica, ou seja, a impressão mensal entre cem e quatrocentas folhas de papel. A impressora tem uma resolução máxima de 1200 x 1200 pontos por polegada (em papel normal) e de 4800 x 1200, quando é utilizado papel fotográfico.

Do lado do scanner, a HP Envy 6020 consegue digitalizar documentos com uma resolução máxima de 1200 ppp; já quando a usa para fazer cópias a resolução baixa de digitalização e impressão, este valor baixa para os 300 x 300. Outro aspecto que nos lembra uma utilização doméstica é profusa utilização de iluminação LED, que muda de cor para indicar ao utilizador o que o dispositivo está a fazer a dada altura.

As ligações podem ser feitas através de uma rede Wi-Fi ou de um cabo USB – embora o primeiro método de ligação seja mais cómodo, e permita a partilha a sua patrtilha por vários dispositivos móveis ou fixos que estejam na rede sem fios, o segundo é muito mais simples de configurar e usar. Isto prende-se com o facto de a Envy 6020 não ter um painel LCD para ajudar a configurar a ligação Wi-Fi, o que obriga a usar o sistema WPS do router wireless que, teoricamente, permite emparelhar dispositivos com a rede sem fios com um toque num botão que está no router e outro no dispositivo. Digo “teoricamente” porque é mais complicado do que parece.

O sistema de impressão é um clássico da HP: apenas dois cartuchos (um para cores e outro para o preto, que, além da tinta, também incluem a cabeça de impressão), algo diminutos. Se imprimir perto do limite das quatrocentas folhas por mês, provavelmente um cartucho não chega, principalmente se usar muita cor.

A velocidade foi o factor que mais penalizou esta Envy. Na impressão de uma folha a cores, na qualidade mais alta, demorou mais de dois minutos; já na impressão de texto a preto e branco, o resultado (21 segundos, em qualidade média) está dentro daquilo que é normal para este tipo de impressoras.


Distribuidor: HP

Site: hp.com

Preço: €79,99


Ficha Técnica

Tecnologia de impressão: jacto de tinta
Resolução de impressão: 1200 x 1200 ppp (papel normal); 4800 x 1200 ppp (papel fotográfico)
Resolução do scanner: 1200 ppp
Número de tinteiros: dois (um preto e um tricolor)
Ligações: Wi-Fi 802.11b/g/n, USB 2.0
Capacidade do tabuleiro de papel: cem folhas
Formatos de papel: A4; A5; B5; DL; C6; A6
Dimensões: 432,5 x 511,5 x 132,1 mm
Peso: 5,22 kg

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version