Google inicia a distribuição da versão 90 do Chrome

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

A pressão da Google para adopção generalizada de ligações seguras HTTPS entre os sites e serviços online e os browsers, deu mais um passo com o lançamento da versão 90 do browser Chrome para computadores e Android. A nova versão estava prevista chegar a 14 de Abril, mas começou a ser distribuída um dia depois, de forma a integrar uma correcção para um problema de segurança que foi detectado no concurso Pwn2Own, que oferece prémios monetários a quem conseguir descobrir vulnerabilidades em vários tipos de software.

No mês passado, a Google anunciou que o seu browser Chrome iria começar a ligar-se por defeito aos sites através de HTTPS a partir da versão 90, indicando que era o protocolo mais utilizado, que melhora a segurança e que melhora a velocidade inicial de carregamento dos sites que suportam este protocolo. No iOS esta novidade vai chegar um pouco mais tarde, mas já está disponível nas versões para computadores e para Android. 

Esta versão do Chrome também inclui um codificador AV1, o que é uma estreia num browser para computadores da Google. Este codificador foi pensado especialmente para aplicações de videoconferência. Este CODEC já tinha sido adoptado pelo Netflix para reprodução de vídeo, mas também funciona bastante bem em situações em que a largura de banda disponível é muito limitada. Esta tecnologia também melhora o funcionamento das funcionalidades de partilha de ecrã, em comparação com a VP9.

Para forçar o Android a actualizar, clique nos três pontos que estão no canto superior direito da janela, escolha a opção ‘Definições’ e depois clique em ‘Acerca do Chrome’ na coluna da esquerda. Assim que entrar nesta janela, o Chrome vai procurar as actualizações no repositório da Google e, se existirem, descarrega-as e instala-as automaticamente.

Depois é só reiniciar o browser para começar a usar a nova versão.

Etiquetas:
Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version