Google acrescenta funcionalidade Timelapse 3D ao Google Earth

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min
Exploring Timelapse in Google Earth

O Google Earth tem uma nova funcionalidade chamada Timelapse em 3D que permite ver como algumas partes do planeta Terra mudaram desde 1984 até 2020. Esta funcionalidade permite ver os efeitos do aquecimento global e outros efeitos que actividade humana teve na superfície do planeta.

Esta funcionalidade está disponível desde quinta-feira na aplicação e versão web do Google Earth. Para poder usá-la, abra o Google Earth e depois clique (ou toque), no botão ‘Voyager’ (o que tem a forma de uma roda de leme de um navios), que está na coluna da esquerda do ecrã. A partir daqui, pode escolher de entre as várias zonas planeta e temas, como a evolução das florestas, minas, cidades e glaciares.

Para criar esta funcionalidade, a Google usou mais de 24 milhões de fotografias tiradas por satélite, de 1984 a 2020, para criar um mosaico de vídeo de 4,4 terapixel (um terapixel corresponde a 1 milhão de megapixeis). A Google trabalhou com a NASA, US Geological Survey, Comissão Europeia e com a Agência Espacial Europeia, para recolher as imagens utilizadas nas animações timelapse.

Esta funcionalidade não é nova no Google Earth, em Maio de 2013 a empresa disponibilizou uma funcionalidade timelapse que usava imagens 2D, captadas de 1984 a 2021. Essa funcionalidade foi actualizada em Novembro de 2016. A diferença para esta nova funcionalidade é que a nova funciona em 3D, o que permite ver as mudanças com mais detalhe.

A Google disponibilizou para download gratuito, 800 vídeos timelapse de várias áreas do mundo. O objectivo é permitir que estas imagens sejam usadas por professores, organizações não-governamentais e outros, para mostrar como a geografia do planeta Terra mudou ao longo do tempo.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version