Federação Académica do Desporto Universitário lança-se no mundo dos eSports

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

A Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) lançou esta terça-feira o projecto eFADU Portugal, que tem como objectivo regular as competições de eSports no seio do ensino superior, integrar os estudantes-atletas adeptos do mundo do gaming e perspectivar futuras participações a nível internacional.

Em Abril de 2020, por altura do primeiro confinamento imposto pela pandemia de COVID-19, a FADU lançou, a título experimental, o Challenge CNU Futebol 11 e o Students Leaders Challenge em FIFA 20, e agora surgem, de forma oficial e formal, os primeiros eFADU Nacionais, disputados nas modalidades de FIFA 21, League of Legends e VALORANT.

Nesta primeira incursão pelo vasto mundo do gaming, a FADU conta com as parcerias da GOATPixel e Inygon, entidades especializadas nas áreas da comunicação e organização de competições de eSports.

“Estamos muito contentes com a criação desta marca e da sua primeira competição. Muitos clubes e estudantes desafiaram a FADU para iniciar a sua actividade no mundo dos eSports. A nossa resposta só podia ser positiva. Será um passo muito importante de aproximação da FADU aos estudantes. Vamos continuar este desígnio de crescimento da nossa actividade, inovando sempre que possível, mas sempre em estreita harmonia com as novas gerações de jovens que entram no ensino superior. Parar é morrer”, vincou o presidente da FADU, André Reis.

A Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) é uma Federação Desportiva que foca o desporto como uma ferramenta na formação e educação. Nasceu de um movimento de várias academias do País com o objectivo de dinamizar, incentivar e organizar o desporto no seio do Ensino Superior. Fundada a 2 de Março de 1990, está dotada de Utilidade Pública Desportiva desde do ano de 1995, tem crescido ao longo destes anos, quer ao nível de actividades organizadas, quer ao nível de número de participantes e é considerada hoje em dia como uma das maiores federações desportivas do nosso País.

Tem actualmente em competição mais de 8000 praticantes filiados, divididos por 50 modalidades colectivas e individuais, envolvendo mais de 100 clubes e 500 equipas. Organiza anualmente 76 Campeonatos Nacionais Universitários e 48 regionais e atribui oficialmente 307 títulos nacionais universitários, culminando com a organização da Gala do Desporto Universitário, para homenagear os melhores do ano.

Etiquetas:
Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version