Como reparar o Microsoft Office

Se uma, ou mais, aplicações do Microsoft Office estiver a funcionar mal, dê uma vista de olhos a estas soluções de reparação simples e volte ao trabalho em menos de nada.

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 10 min

De certeza que muitos utilizadores do Microsoft Office já passaram por isto: estão a trabalhar num texto, numa folha de cálculo ou a escrever uma mensagem de email e, de repente, o programa deixa de funcionar como deve ser. Ou bloqueia de todo. Apesar de parecerem assustadores, na grande maioria dos casos, estes problemas são fáceis de resolver.

Neste tutorial, vamos mostrar-lhe um conjunto de soluções que pode utilizar para reparar as aplicações de Microsoft Office no Windows. As soluções estão organizadas por um nível de “agressividade”, do menos agressivo à “bomba atómica”.

Posso dizer-lhe desde já que, no pior cenário, terá mesmo de remover todo o software do Office e voltar a instalá-lo. Às vezes não há mesmo volta a dar. Mas, na grande maioria das vezes não se chega e esse ponto.

Vejamos a primeira solução

Use a Ferramenta de reparação do Office

Todas as instalações do Office incluem uma ferramenta de reparação, que é a primeira coisa a tentar quando algo corre mal.

Aceda ao ‘Painel de Controlo’ (para o fazer, aceda ao menu ‘Iniciar’ e escreva ‘Painel de controlo’ e escolha a primeira opção). No Painel de Controlo, escolha a opção ‘Ícones pequenos’ em ‘Ver por:’ no canto superior direito da janela.

Depois, clique em ‘Programas e funcionalidades’. Procure o Microsoft Office e clique em cima do nome com o botão direito do rato. Surgem duas opções: ‘Remover’ e ‘Alterar’. Escolha a opção ‘Alterar’.

Depois de escolher a opção ‘Alterar’, pode aparecer uma janela a pedir permissão para executar o programa. Clique em ‘Sim’ para fazer aparecer a janela de reparação do Office. Por defeito está seleccionada a opção ‘Reparação rápida’, que é a que vamos usar agora.

Quando a ‘Reparação rápida’ é utilizada, o Office faz algumas reparações simples usando os ficheiros que já estão no PC, o que demora normalmente um ou dois minutos. Mas, em certos casos, o tempo de reparação pode chegar aos 4 ou 5.

Muitas vezes isto é suficiente para reparar uma aplicação que deixou de funcionar correctamente.

Para dar início ao processo, clique em ‘Reparar’.

De seguida aparece uma janela a perguntar se está pronto para iniciar a reparação. Clique outra vez em ‘Reparar’.

Se alguma das aplicações do Office estiver aberta, o programa vai pedir-lhe para a fechar.

Durante a reparação a barra de progresso pode chegar ao fim e voltar a ficar vazia várias vezes, por isso não lhe ligue muito.

No final do processo, aparece uma janela a indicar que terminou.

Se tudo correu bem, poderá voltar ao trabalho. Se não, continue para a segunda solução.

Use a reparação online

Os passos necessários para começar a usar a ‘Reparação online’ do Office são os mesmos que para a ‘Reparação rápida’, a única diferença é que, na janela inicial da Ferramenta de Reparação, terá de escolher a opção ‘Reparação Online’.

Escolha essa opção e clique em ‘Reparar’.

Esta operação faz mais ou menos o mesmo que a ‘Reparação rápida’, mas demora mais tempo, porque o programa descarrega as aplicações e ficheiros do Office a partir dos servidores da Microsoft. Naturalmente, o tempo de execução irá depender da velocidade da ligação à Internet.

No final do processo, clique no botão ‘Fechar’ e tente usar outra vez a aplicação que estava a dar problemas. Se tudo correu bem, pode voltar ao trabalho. Se não, siga para a terceira solução

Use o Microsoft SaRA

O SaRA é o Microsoft Support and Recovery Assistant (Assistente de Recuperação e Suporte da Microsoft). Este programa é usado pela Microsoft para resolver problemas, por isso, se alguma vez telefonar para o apoio telefónico da Microsoft, pode ser-lhe pedido que o instale.

Tem de ter em atenção que este programa só funciona com problemas relacionados com a instalação, remoção, activação ou login no Office, Teams e Outlook. Se o seu problema não estiver relacionado com isto, siga para a solução seguinte.

Se o problema estiver relacionado com alguns destes factores, continue a ler.

A primeira coisa a fazer é descarregar o programa de instalação do SaRA. Depois de o descarregar execute o programa chamado ‘SaraSetup.exe’ para instalar o SaRA. Ser-lhe-á pedido que confirme a instalação.

Depois de instalar o programa, aparece a janela principal. Nesta janela pode ver as opções para o Teams, Office e Outlook (web e desktop), diagnósticos avançados entre outras coisas.

Terá de explorar os vários ecrãs para ver se o seu problema está listado. Se estiver, programa executa vários assistentes que o guiam através dos diagnósticos e das resoluções dos problemas.

Se tudo correu como esperado, o seu problema deve ser resolvido. Se não, veja a quarta e última solução.

Remover e voltar a instalar o Office

Se chegou aqui é porque nenhuma das soluções mais simples conseguiu resolver o seu problema com o Microsoft Office.

Em primeiro lugar, vamos usar uma ferramenta que vai limpar completamente a sua instalação do Office, para depois instalar uma cópia completamente limpa do conjunto de aplicações.

Mas antes…

Sempre que faz uma qualquer mudança substancial ao seu Windows, incluindo a que vamos fazer agora, é uma boa ideia fazer uma cópia de segurança dos seus ficheiros do Windows e dos seus documentos. Só para o caso de algo correr menos bem.

Pode usar o próprio Windows para o fazer, ou descarregar uma qualquer ferramenta de backup da Internet (como por exemplo o Macrium Reflect)

Outra coisa: se estiver a tentar recuperar uma instalação antiga do Office (como o Office 2016 ou anterior), terá de guardar a chave de activação para usar outra vez depois de reinstalar o software. O site WinAero.com tem lá um script que pode ser usado para recuperar essas chaves de activação. Por isso, antes de fazer qualquer coisa, use o script para guardar a chave para um ficheiro numa drive externa (pode ser uma pen drive) para que a possa usar depois de instalar o Office de novo.

Depois de fazer a cópia de segurança e de guardar a chave do Office (se for necessário), aceda à página de suporte da Microsoft e descarregue a ‘Uninstall Support Tool’. O nome do ficheiro executável é SetupProd_Offscrub.exe. Depois de instalar este programa, verá que é muito parecido com o SaRA, mas com a única função de remover completamente o Office do computador.

Depois de instalar a ferramenta de remoção, pode também passar a usá-la a partir do Assistente de Recuperação e Suporte da Microsoft que instalámos na solução anterior.

De seguida ser-lhe-á pedido para confirmar a remoção do Office e clicar numa caixa que diz ‘Eu gravei o meu trabalho e fechei todas as aplicações do Office’.

Depois, ao fim de algum tempo, tudo o que compunha o Office desaparece completamente do seu computador.

O passo seguinte é voltar a instalar o Office. Se estiver a usar a versão de subscrição, pode aceder à página no site da Microsoft e seguir as instruções. Se estiver a suar uma versão mais antiga do Office, tem de descarregar o instalador respectivo. Para o fazer pode usar a ferramenta Microsoft Windows and Office ISO Download Tool para escolher a que é certa para si.

Mesmo assim as coisas não funcionam como deve ser?

Se depois de tudo isto, o Office continuar a portar-se mal, o problema é pior do que pensava. Se for o caso, talvez seja boa ideia reparar ou reinstalar o próprio Windows.

Esperamos que este guia o tenha ajudado a resolver os problemas com o Office da forma mais simples possível.

Etiquetas:
Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version